A Microsoft está a preparar uma mudança grande nas suas aplicações e nos seus sistemas operativos. Para além de as adaptar a todas as plataformas quer também integrá-las entre si.
Uma das novidades ainda não anunciadas é a integração da Cortana em novas área, facilitando a utilização das aplicações. O próximo usar este assistente será o Office e a Microsoft já começou com testes internos nesta aplicação.
A utilização de assistentes pessoais está a crescer e a criar novas oportunidades de alterações, levando-as para outras áreas. Para além de facilitar a utilização da própria aplicação, dá ainda ao utilizador a capacidade de introduzir dados sem que tenha de usar um normal teclado.
A integração da Cortana com o Office está já em marcha e poderá ser apresentada muito em breve. A prova dessa integração surgiu numa aplicação, o Work Assistant, que pode ser visto já na loja de aplicações do Windows Phone, sem que possa ser instalada.
Segundo várias fontes o Work Assistant permitirá aos utilizadores realizar acções associada ao Office em dispositivos móveis.
Ainda não existem muitas informações, mas o empenho da Microsoft nesta aplicação é grande, ao ponto de terem colocado o seu fundador, Bill Gates, a colaborar com a equipa que a desenvolve.
Num recente AMA no Reddit o próprio Bill Gates falou num projecto em que está envolvido e que permitirá uma integração deste tipo de assistentes ,num futuro próximo, em acções e funções que permitem agilizar a utilização da informação dos utilizadores, rompendo com os modelos tradicionais de utilização de aplicações.
One project I am working on with Microsoft is the Personal Agent which will remember everything and help you go back and find things and help you pick what things to pay attention to.
The idea that you have to find applications and pick them and they each are trying to tell you what is new is just not the efficient model – the agent will help solve this. It will work across all your devices.
Não ficou claro no entanto que esta aplicação será o Work Assistant ou se este será apenas o primeiro passo de uma integração ainda maior da Cortana dentro dos sistemas e do acesso à informação dos utilizadores.
Para já o Work Assistant está ainda numa beta em testes fechados dentro da Microsoft, mas deverá ver a luz do dia muito em breve.
Está prometido pela própria Microsoft para breve novidades sobre o Office Touch para Windows Phone e poderá ser nessa altura que se saberá mais sobre o Work Assistant.