Os rumores de que a Microsoft estava a preparar uma nova versão do Windows, denominada de Blue, eram cada vez mais consistentes e reais.
Esta nova versão seria uma melhoria do que Windows 8 já fornece aos utilizadores e traria um modelo de negócio completamente diferente do habitual.
Agora, já não são rumores, torna-se real a nova versão, com o aparecimento na Internet do Windows Blue build 9364. Imagens e vídeos desta versão podem ser já vistos e até a própria versão pode ser descarregada.
Esta fuga de informação teve origem, segundo informação disponibilizada, num parceiro Frances da Microsoft e colocou ao alcance de tudos o que a Microsoft tem vindo a trabalhar.
O Windows Blue apresenta algumas melhorias substanciais face ao que o Windows 8 apresenta, sendo a maioria delas associada à ModernUI. Os Tiles passam a existir em novos tamanhos, estando disponíveis tamanhos mais pequenos ou mais largos que os actualmente disponíveis.
Também, ao nível das funcionalidades de multi-tasking, existem melhorias com a capacidade de colocar janelas lado a lado, o que facilita de sobremaneira a utilização de duas aplicações em simultâneo.
A CharmBar foi também melhorada e passamos a ter uma nova opção Play na zona de Devices (dispositivos) e outra de captura de imagem na aplicação de partilha (Share).
A integração com o SkyDrive é ainda maior e poderemos passar a carregar automaticamente as imagens ou fotos que criarmos nos nossos dispositivos e também a realização de backups automáticos para a Cloud da Microsoft.
À parte disso as melhorias são a nível gráfico e permitem que coloquemos a ModernUI com uma imagem mais do nosso agrado e com as cores que pretendemos.
Mas existem novas aplicações que vão permitir tirar ainda mais partido do Windows directamente dos nossos dispositivos. Algo que faltava ao Windows 8 era uma calculadora científica mas passa a estar presente no Windows Blue, a julgar pelo que a build 9364 do Windows Blue tem presente.
Adicionalmente temos também um novo despertador, captura de vídeos e de áudio e novos movimentos nos equipamentos que suportem este tipo de interacção.
O Internet Explorer vai também ser actualizado, passando a estar disponível a versão 11 deste browser.
Se querem ver um pouco melhor do que será o Windows Blue podem fazê-lo através deste vídeo, disponibilizado pela mesma equipa que partilhou as imagens.
Esta fuga de informação é comum sempre que surgem rumores de novos sistemas operativos ou aplicações de importância elevada. Aconteceu com as versões anteriores do Windows e por isso não é anormal e estranha.
A versão do Windows Blue apresentada, a build 9364, mostra que a ModernUI veio para ficar, tal como seria esperado, e que a Microsoft está a tornar o Windows ainda mais integrado com os equipamentos móveis e com capacidade de toque.[via WinForum]