Pplware

O seu Android tem processador MediaTek? Tenha muito cuidado!

A segurança do Android é um tema muito debatido, muito por culpa das frequentes falhas descobertas e dos problemas que vão surgindo.

Normalmente estas falhas estão no próprio sistema operativo, mas recentemente foi descoberta uma nova, associada aos próprios processadores dos dispositivos. Os equipamentos com processadores MediaTek estão vulneráveis e a falha é grave!

O ecossistema Android assenta numa panóplia de diferentes fabricantes de hardware, que são escolhidos pelas empresas. Há no entanto uma área que é limitada, mesmo por culpa do mercado. Em concreto os processadores e os Socs, onde apenas 3 ou 4 fabricantes dominam.

A MediaTek é um desses fabricantes, mas está agora com um grave problema em mãos. Uma falha descoberta deixa vulneráveis os smartphones Android equipados com os seus processadores, em especial os que estiverem a correr a versão 4.4 do Android.

A falha foi descoberta no início de Janeiro pelo investigador Justin Case, que detectou um problema no software que a MediaTek usa para controlar o hardware.

Este software tem uma backdoor que permite a qualquer utilizador ou aplicação maliciosa ganhar permissões de root e a partir daí aceder aos dados dos utilizadores ou monitorizar e controlar as comunicações destes.

Depois de alertada para o problema, a MediaTek demorou quase um mês a reagir, mas já confirmou a existência deste problema e que terá alertado todos os fabricantes onde os seus processadores foram usados.

A falha está numa função de debug criada para testar os novos equipamentos, que não foi desactivada aquando da sua passagem para produção, tendo seguido assim para os clientes.

Infelizmente a falha não pode ser corrigida pela MediaTek, tendo de ser lançada uma correcção pelos fabricantes. Por estar a afectar uma versão já antiga do Android, o mais certo é que esta seja mais uma falha que fique por resolver.

Exit mobile version