O dia é sem dúvida nenhuma dominado pelo novo iPad Mini. Foi apresentado na KeyNote que decorreu ao final da tarde e onde era a novidade esperada.
Mas nessa apresentação houve outras estrelas que acabaram por passar despercebidas graças a este novo dispositivo da Apple. Não teve o brilho que teve em apresentações anteriores, mas houve novidades no campo do iPad, com a apresentação da versão de quarta geração deste equipamento.
Não é uma revolução mas sim uma evolução natural daquele que é um dos best sellers da Apple.
A evolução de que o iPad foi alvo trouxe um equipamento ainda mais capaz de nos proporcionar horas de diversão e trabalho, na mesma plataforma a que estamos já habituados.
Não existiu qualquer alteração estética e as formas mantêm-se as mesmas. No entanto existem novidades suficientes para termos em mãos um equipamento praticamente novo e totalmente reformulado.
A grande novidade e o foco da apresentação deste novo modelo, que vem substituir o anterior modelo, o iPad3, vem dar ainda maior potencialidades ao conhecido ecrã retina display. Falamos do novo processador A6X que permite termos acesso ao dobro da performance de CPU e do processador gráfico que tínhamos no anterior processador A5X.
Este incremento de potencia não afectou de qualquer modo a capacidade da bateria e o novo iPad mantêm as mesmas 10 horas de vida útil desta. Não houve qualquer alteração a níel deste componente e a bateria é a mesma.
A adicionar a esse novo processador está também disponível uma nova câmara Facetime HD que permite uma melhoria na qualidade nas chamadas vídeo realizadas e na captura de fotografias.
A Apple promete ainda uma melhoria na performance da interface sem fios deste iPad. Está prometido o dobro da performance quando comparado com os modelos anteriores do iPad.
Finalmente está também disponível o suporte para LTE nos operadores a nível mundial.
Tal como seria também esperado, e por este ser um equipamento novo na família Apple, também o conector foi alterado passando agora a estar disponível o Lightning.
Como anunciado, as melhorias da mais recente geração do iPad são apenas a evolução natural do que se esperaria. A melhoria de performance geral está associada ao novo processador A6X da Apple e isto vai ser visível nas excelentes qualidades que este equipamento apresentava já.
Tal com o modelo mini, este novo iPad vai começar a ser comercializado no próximo dia 26 com as entregas previstas para o dia 02 de Novembro. Desta vez Portugal está incluído no lote dos países que vão receber de imediato estes dois novos modelos. Segundo a informação recolhida na Apple Store, este novo iPad terá como preço de entrada os 509€.