Pplware

O que o seu smartphone sabe sobre si?

Fica de boca aberta quando uma app do seu smrtphone lhe sugere o nome de alguns restaurantes nas proximidades? Não fique admirado, pois certamente foi você mesmo que deu permissões para tal na hora da instalação da aplicação.

Bem-vindo ao mundo dos dispositivos móveis, onde os dados que “geramos” são muita das vezes usados por empresas para os mais diversos efeitos.

Afinal o que é que o seu smartphone sabe sobre si?

Hoje em dia ter um smartphone no bolso é como ter um localizador altamente sofisticado capaz de nos dar indicações e de “adivinhar” aquilo que pretendemos no momento. Num artigo publicado no El País, Fernando Meco, director de marketing da empresa de software analítico SAS referiu que «Isto já não é o futuro, é o mapa em que se movem hoje as empresa» com alusão às empresas que usam os dados dos clientes para definir estratégia de negócio que vão ao encontro das suas necessidades.

De acordo com o estudo do dividendo Talent, elaborado pela revista MIT Sloan Management Review e pela empresa SAS,  50% das empresas diz que usa os dados dos clientes para os transformar em ações empresariais.

Fernando Meco refere que «..hoje, as empresas têm mais dados do que há uns anos mas também são menos eficazes a usá-los». E como uma empresa pode usar os dados de uma forma eficaz? Bem, aqui entramos no novo mundo da Internet das coisas onde milhares de objectos produzem um volume elevado de informações (big Data) e onde se espera que até 2020 sejam ligados à Internet mais 50 mil milhões de dispositivos.

Mas afinal o que o seu smartphone sabe sobre si?

Na prática tudo, ou quase tudo! Tudo aquilo que fazemos de importante passa normalmente pelo smartphone… a nossa localização, os nossos interesses, as nossas rotinas, os nossos contactos, etc.

Muita desta informação vai fazer parte daquilo que é hoje chamado de Big Data, uma filosofia de negócio que é usado pelas empresas anão só conhecer os clientes e oferecer exactamente o que estes procuram, como também criar modelos preditivos que ajudam a prevenir situações negativas. Um estudo da OBS revela que nos últimos 10 anos foi criada mais informação que em toda a história da humanidade e prevê que as ligações à Internet através de dispositivos móveis irão chegar às 10.200 milhões em 2018.

Exit mobile version