Pplware

O que fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Parte I)

Foi no passado mês de abril que a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).  A nova versão do Ubuntu está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes e são várias as novidades que fazem desta versão uma das melhores lançadas pela Canonical.

Para quem já instalou o Ubuntu 18.04 LTS hoje deixamos algumas dicas.


A distribuição Linux da Canonical continua a ser uma das mais populares do mundo. Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas há também novos recursos adicionados.

O Ubuntu 18.04 é uma versão LTS, o que significa que a Canonical irá suportar esta distribuição durante os próximos 5 anos, ou seja, até 2023. 

Quais as novidades do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)?

Para quem ainda não se aventurou a instalar esta versão, pode ver aqui o nosso tutorial. Para quem já instalou hoje deixamos 5 dicas que consideramos interessantes.

1 – Atualização do Sistema

Antes de começar a usar o sistema deve verificar se existe disponível alguma atualização. Para tal basta que carregue em “Mostrar Aplicações

e procure “Atualizações“…

Quem quiser proceder à atualização via linha de comandos basta que use o comando:

sudo apt update && sudo apt upgrade

2 – Ativar repositórios adicionais

3 – Instalar Codecs

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

4 – Instalar Software

5 – Personalizar o sistema com o Gnome Tweak Tool

Gnome Tweak Tool é uma ferramenta que vem já com o novo Ubuntu. Esta ferramenta permite personalizar todo o sistema. Para a executar basta que procure por “Ajustes“.

 

E foram as dicas que gostaríamos de partilhar com vocês…mas há muito mais em próximos artigos.A crítica mundial tem aplaudido este novo Ubuntu e, como já referimos várias vezes, a Canonical esmerou-se de facto na performance da distribuição… daí a nossa re-aposta neste sistema.

Exit mobile version