Pplware

O que custa 4 mil euros o litro?

O marketing e a engenharia social estão muito em voga, principalmente nestes tempos de crise. Crise financeira, crise social, crise educacional e crise moral. Esta crise de valores é aproveitada para aumentar o lucro, para sugar cada cêntimos existente na carteira do cidadão. Claro que conscientemente o cidadão paga, o cidadão consome e ainda se vangloria das opções que faz.

O mercado é “aberto”, é transparente ao ponto de ofuscar, atordoar e manipular o consumidor, passando-lhe sempre o ónus das escolhas. Isso passa-se com todos e de certa forma alimentamos esse sistema, que nos prejudica, mas que é aceite naturalmente. Há dias fui comprar um tinteiro para um impressora HP, mais concretamente uma HP Photosmart A636. Pediram-me o preço de 4398 euros por um litro!!!

Está estupefacto com o preço?

Pois claro que eu não pedi um litro de tinta, apenas um tinteiro. Esse tinteiro continha apenas 5ml de uma combinação de 3 cores e estava à venda por 21.99 euros. Como é um produto relativamente novo não encontrei reciclados.

Já alguma vez fez as contas ao preço por litro dos seus tinteiros?

Como foi convencionado que as impressoras a jacto de tinta são mais baratas do que as impressoras a laser, qualquer pessoa opta numa primeira escolha por uma impressora a jacto de tinta. Hoje uma impressora a jacto de tinta custa 50 euros. Barata certo?

Mas o negócio principal não será a impressora, são certamente os consumíveis, neste caso concreto, os tinteiros.

Além de estarem a diminuir a quantidade de tinta em cada tinteiro, ainda estão a estratificar cada vez mais esse mercado, para dificultar a vida ao consumidor, levando-o a comprar de olhos vendados, pois não tem outra escolha perante o equipamento que comprou. Se comprou um equipamento barato, agora tem de aguentar o preço que pedem pelos tinteiros específicos para aquele equipamento, não há concorrência de outras marcas. No meu caso ainda pior pois estava condicionado a não haver mesmo tinteiros reciclados.

Os tinteiros reciclados vieram dar uma lufada de ar fresco, mas mesmo assim os modelos são tantos e os tinteiros originais é que alimentam esse mercado, ora se não houverem tinteiros originais, o mercado dos reciclados estaria extinto. A tecnologia da construção do tinteiro é paga muitas vezes, é uma eterna renda que o consumidor é obrigado a pagar.

Fazendo as contas: 1000ml / 5ml = 200 tinteiros x 21.99 € = 4398 €

Ora isto por litro tem uma perspectiva completamente diferente. Agora transponham isso para as vossas impressoras e para os vossos tinteiros.


Então temos 4398 euros em tinta, com este valor podemos comprar:

Haveriam aqui muitos outros exemplos a dar, tendo em conta este exorbitante preço dos tinteiros. É um caso flagrante de manipulação dos preços subjugando o consumidor atraído por preços baixos dos equipamentos.

Quanto comprar um tinteiro, agora saberá que está a comprar uma embalagem de um dos mais caros líquidos do mundo.

Nota: Preço Barril de crude em litros: 57.44 euros /158.9873 litros (barril de crude) Cotação da grama de ouro no mercado europeu O Preço do Moet & Chandon foi com base no preço médio de mercado O Preço de cálculo da água foi com base numa preço médio de mercado

Exit mobile version