Pplware

O módulo Philae ficou sem energia e não está a funcionar

O módulo Philae é a sonda que pousou, recentemente, no solo do cometa 67P e esteve, durante algum tempo, instável na superfície do cometa. Após três tentativas de fixação, a sonda conseguiu estabilizar começando a enviar dados para a Terra.

Após dezenas de horas a enviar informações para a Terra, o módulo Philae ficou sem energia e parou de emitir sinais para o nosso planeta.

A Estação Espacial Europeia – ESA – comunicou que, desde a manhã deste sábado, estão sem receber sinais da sonda Philae, pois esta pousou num local do cometa onde a luz recebida é insuficiente.

Sendo que o módulo Philae necessita de receber energia solar suficiente para recarregar as baterias, por agora, como a energia recebida pelo módulo é pouca, este ficou inativo.

Fixação da sonda no comenta.

Paolo Ferri comunicou que estão a tentar reposicionar a sonda de forma a que esta possa recarregar as baterias, porém refere que é improvável conseguirem estabelecer alguma ligação à sonda, mas não impossível.

Mesmo que não seja possível restabelecer contacto agora, poderá vir a ser possível quando o cometa se aproximar do Sol de forma a que a sonda receba mais luz e recarregue.

Ainda assim, sonda emitiu diversos dados nos seus últimos minutos de “vida”. Dados estes em que os cientistas estão a trabalhar de forma a descobrirem mais sobre o cometa onde a sonda aterrou.

Apesar de tudo isto, a sonda permitiu aos cientistas obterem diversos dados que podem ajudar a responder a algumas das maiores e mais importantes questões acerca da história do Sistema Solar.

Mesmo tendo em conta o sucedido, nada está perdido, nem o tempo gasto é considerado em vão, já que foram conseguidas muitas informações importantes. A equipa responsável pelo projeto enfatiza este lado positivo.

Exit mobile version