Pplware

O iCloud está já disponível para qualquer utilizador da Internet

…sem necessitar de ter um dispositivo Apple

Os serviços Apple estão integrados de forma permanente e profunda em todo o seu ecossistema, tendo uma grande dependência entre si para funcionarem de forma perfeita e completa.

Esta interligação leva a que existam alguns requisitos, nem sempre do agrado de todos, para que possam ser usados. Não é por exemplo possível usar a versão Web do iCloud sem ter pelo menos um iPad ou um iMac.

Mas esta dependência começa agora a ser quebrada. A versão Web dO iCloud está já disponível para qualquer utilizador, mesmo os que não têm qualquer equipamento Apple.

A novidade ainda não está totalmente disponível e apenas pode ser usada na versão beta do site iCloud, mas dá já acesso a qualquer um à possibilidade de ter uma conta Apple, dando depois acesso pleno à suite iWorks.

Até agora esta possibilidade não existia e era necessário para além de um Apple ID, a associação a um dispositivo Apple, para que depois fosse dado acesso pleno a todas as funcionalidades.

Mas quem agora aceder ao iCloud Beta é brindado com uma notificação de que qualquer utilizador pode criar uma conta e assim ter acesso directo ao Pages, Numbers e Keynote.

A criação deste Apple ID segue os mesmos procedimentos que antes eram pedidos, com os dados do utilizador a serem pedidos dentro da própria interface do iCloud.

No fim do processo é enviado um email de verificação com um código e que deve ser colocado dentro do formulário de registo, para terminar o registo.

A partir deste momento o acesso ao iCloud está garantido para todos os que têm um Apple ID, estando naturalmente limitado ao Works. Os restantes serviços, como estão associados aos dispositivos, não aparecem.

É importante notar que esta opção está ainda limitada à versão Beta do iCloud e que apenas dentro desta versão a conta criada pode ser usada.

Caso tentem usar a nova conta no serviço normal do iCloud será apresentada uma mensagem de erro e o acesso não é dado ao utilizador.

Sendo uma versão ainda de testes é normal que esteja restrita e limitada à versão beta do iCloud. Posteriormente será alargada e transitada para a versão de produção do iCloud.

Esta mudança de posição da Apple mostra que esta empresa está a procurar abrir-se a novos mercados e a novos utilizadores.

É uma alteração que não seria esperada pela Apple, mas que dá a todos a possibilidade de testarem e usarem os seus serviços e em particular a sua suite de produtividade, ainda que na versão web.

Com a chegada de várias novas versões de suites de produtividade em versões web, algumas com capacidades perfeitamente idênticas às que se podem ter no desktop, esta jogada da Apple pode garantir-lhe muitos novos clientes, que talvez mais tarde possam integrar todo o ecossistema Apple.


Homepage: iCloud Beta

Exit mobile version