Pplware

O desafio de reestruturar uma infraestrutura de cablagem e Datacenter

Proceder à reestruturarão de uma infraestrutura de cablagem e Datacenter não deve ser propriamente um desafio simples. As variáveis são muitas mas, acima de tudo, a experiência e know how é que poderão garantir o sucesso de um projeto a este nível.

Nesse sentido, aproveitamos o caso de sucesso da Decunify da reestruturação da infraestrutura de cablagem e Datacenter da Vieira de Castro e hoje mostramos como tudo foi planeado.


A Vieira de Castro é uma empresa portuguesa, localizada no norte de Portugal, presente no mercado há 75 anos. Tem vindo a consagrar-se como uma marca sustentável e competitiva, que aposta na qualidade e inovação, para construir um know-how ímpar na produção de bolachas, amêndoas e rebuçados.

A investigação e desenvolvimento de novos produtos, bem como, a melhoria dos já existentes, é uma estratégia de longo prazo da empresa, na qual o investimento tem sido crescente. A área tecnológica avança a par com a estratégia de negócio, daí a necessidade da modernização da infraestrutura TI, em todas as unidades da marca, de forma a criar uma infraestrutura capaz de responder aos desafios a que a Vieira de Castro se propõe no futuro.

A Decunify, empresa de excelência nas áreas de cablagem e datacenter, foi a selecionada para a reestruturação da sua infraestrutura de cablagem e para a reformulação tecnológica do datacenter.

Qual o desafio?

A empresa Vieira de Castro encontra-se numa fase de crescimento orgânico e tecnológico. No entanto, a sua infraestrutura estava desatualizada, sem upgrades tecnológicos e apresentava constantes constrangimentos na rede de comunicação de dados. A restruturação de toda a rede era assim prioritária, tendo como objetivos alta disponibilidade, fiabilidade, alta performance e segurança.

Para Pedro Machado, CIO da Vieira de Castro, tratava-se de “um projeto estratégico para a organização”.

O objetivo ambicioso, proposto à Decunify, consistia em implementar um sistema de cablagem estruturada numa área útil de cerca de 37.000 m2 – escritórios, áreas produtivas, logística, entre outros – e, ao mesmo tempo, redesenhar alguns componentes do DataCenter.

A equipa de pré-venda da Decunify realizou um levantamento exaustivo, para perceber o estado da infraestrutura e, após a análise da realidade existente, elaborou um projeto de engenharia onde constava a solução a implementar, os desenhos de apoio à execução do projeto, calendarização e faseamento da instalação e plano de fiscalização.

Segundo Flávio Oliveira, IT Manager da Vieira de Castro…

Na análise inicial para enquadramento do projeto, foram rapidamente percetíveis quais as necessidades/requisitos e prontamente apresentadas, pela Decunify, as possíveis soluções

A infraestrutura de cablagem, neste caso em concreto, tinha como objetivo proporcionar um bom desempenho e uma gestão mais simples, garantindo que se encontrava adequada à operacionalidade do negócio em causa. O maior desafio recaiu na necessidade de remover toda a infraestrutura de cablagem existente e criar novos caminhos de cabos, tendo em consideração o espaço existente, os constrangimentos de tempo, os horários para executar os trabalhos e ainda a adequação às normas de segurança, estabelecidas pela Vieira de Castro.

A par da reestruturação da cablagem foram detetados alguns pontos de melhoria no datacenter que permitiriam ter uma infraestrutura de comunicações robusta e moderna. Foram então implementadas as medidas necessárias para reforçar o desempenho e a segurança, no acesso à informação da empresa.

Principais requisitos

Solução

Na componente de cablagem estruturada, a solução envolveu a remoção da infraestrutura existente e implementação de um novo sistema de cablagem de cobre e fibra ótica, em todas as unidades da empresa.

Foi reconhecida a importância das infraestruturas de cablagem para a robustez da interligação dos equipamentos de comunicações e como garantia de uma transmissão de dados com maior performance e livre de interferências. As redes de fibra ótica também são de relevância extrema, pois permitem suportar grandes débitos de transmissão, mantendo elevados níveis de segurança e fiabilidade dos dados.

A solução preconizada para a Vieira de Castro consistiu na instalação de cablagem em cobre, complementada por um backbone de fibra ótica multimodo OM4, com proteção anti roedor. Para garantir a redundância e disponibilidade da solução, visto ser um fator crítico de sucesso, foi implementado uma tipologia em estrela com fecho em anel entre os bastidores.

Todos os sistemas foram devidamente certificados e foi entregue um relatório de certificação de todos os pontos de rede de cobre e troços de fibra, instalados.

De referir ainda, que a rede de cablagem serviu para dar suporte à instalação de um novo sistema de CCTV, assim como uma nova rede de comunicações WI-FI distribuída.

Relativamente ao datacenter e de forma a permitir uma eficiente operação das infraestruturas, uma maior facilidade da manutenção dos sistemas e uma monitorização do equipamento, este foi reformulado tendo sofrido intervenções em diferentes áreas, de forma a garantir a estabilidade e fiabilidade necessárias para esta infraestrutura, tão crítica.

O datacenter sofreu assim melhorias ao nível de energia, segurança, monitorização e controlo de acessos:

Benefícios das soluções implementadas:

Resultados

Tratou-se de um projeto ambicioso, com um curto prazo de implementação e alguns constrangimentos de horários. De salientar que, ao longo da toda a implementação do projeto, a Vieira de Castro nunca teve necessidade de interromper a sua produção e para os seus colaboradores nunca existiu disrupção de processos.

A equipa de gestores de projetos e técnicos da Decunify, no decorrer de todo o processo, manteve uma estreita relação com a equipa de IT da Vieira de Castro, o que potenciou melhores resultados. Flávio Oliveira, IT Manager da Vieira de Castro, avalia o desempenho da Decunify com uma “forte correspondência às expectativas, além de as superar na quase totalidade das mesmas”, enaltecendo ainda “o trabalho de todas as equipas presentes e envolvidas no alcance do sucesso deste projeto”, assim como, o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Foi ainda garantida a formação técnica a nível da operação dos sistemas, que incidiu essencialmente na sua correta operação, na leitura e interpretação de alarmes e, por último, os parâmetros de programação dos equipamentos.

Pedro Machado, CIO da Vieira de Castro, destaca a “competência, dedicação, disponibilidade e profissionalismo dos colaboradores da Decunify durante todo o projeto. A equipa esteve sempre disponível na resolução de problemas, que foram surgindo, contribuindo ativamente para o sucesso do projeto.”

A solução implementada permitirá, à Vieira de Castro, prosseguir com a sua atualização tecnológica, tendo sido criada uma base sólida, ao nível da infraestrutura física, para suportar as mais exigentes soluções aplicacionais. Foram implementadas soluções que deram resposta às carências e dificuldades existentes, e que resultaram num real valor acrescentado para o cliente, de forma a permitir que as infraestruturas e o datacenter acompanhem o crescimento empresarial da marca.


O Pplware agradece à Decunify a disponibilização deste Caso de Estudo para apresentação aos nossos leitores. Quem pretender, pode obter este caso de sucesso aqui.

Exit mobile version