Pplware

NSA tem a capacidade de decifrar as chamadas GSM

Todo o escândalo que tem surgido em torno da NSA e das suas acções de vigilância tem trazido a público informações que mostram que esta agência tem capacidades que até agora se julgavam não ser possíveis.

A mais recente revelação mostra que a NSA tem a capacidade de escutar e decifrar as chamadas telefónicas que sejam feitas entre dispositivos móveis.

De acordo com mais um conjunto de documentos tornados públicos, a NSA tem já a capacidade de quebrar a cifra que os operadores de telecomunicações colocam na transmissão das chamadas telefónicas feitas por dispositivos móveis.

Na prática isto significa que a NSA consegue interceptar e ouvir todas as conversações que forem feitas pelos telemóveis que queiram.

Os documentos agora apresentados fazem parte da longa lista que Edward Snowden disponibilizou ao jornal The Washington Post.

Depois de esta semana ter sido anunciado que a NSA usa cookies de publicidade da Google para identificar alvos, esta notícia vem mostrar que esta agência Norte Americana consegue recolher as informações que quer e quando quer.

A cifra usada pelos operadores móveis tem problemas e já por diversas vezes se provou que pode ser quebrada, mas ainda assim não seria possível fazer o que se prova que a NSA pode fazer.

Mesmo com uma actualização dos protocolos de cifra, que vêm a ser pedidos há alguns anos, suspeita-se que a NSA possa continuar a ter a capacidade de ouvir as conversas, bastando aumentar o poder de processamento e as horas de computação.

Esta capacidade permite que a NSA possa descortinar todas as conversações a que tenha acesso, podendo ouvir tudo a nível mundial. O facto de conseguir capturar informação fora da sua esfera de fronteiras dá-lhe acesso a todas as conversas que quiserem.

Tal como muitos dos documentos antes apresentados, os mais recentes resultam da fuga de informação que Edward Snowden tem estado a realizar.

Mas o problema, segundo muitas fontes Norte Americanas, é bem maior do que o esperado. Muitos analistas prevêem que se a NSA tem essa capacidade muitos outros países podem também já conseguir fazê-lo, o que que representa uma quebra de segurança tão ou mais grave que a da própria NSA.

Lentamente têm surgido a público muito mais do que aquilo que se esperava que a NSA fosse capaz de fazer. Todos os documentos que vão sendo apresentados aumentam a suspeita sobre esta agência e sobre o seu grau de acção.

A capacidade de conseguir decifrar e ouvir todas as comunicações móveis dá à NSA uma capacidade até agora não esperada e uma ainda maior profundidade onde consegue aceder e monitorizar.

Exit mobile version