Pplware

NSA só revela 91% das falhas de segurança que encontra

Depois de Edward Snowden ter vindo a público e revelado todos os segredos que foi recolhendo ao longo dos anos em que trabalhou para a NSA, colocando a nu todas as suas práticas abusivas, o mundo acordou para este problema. Desde esse dia que a NSA ficou com a aura de uma agência que procura a todo o custo obter informações dos cidadãos.

Na procura de responder a uma questão colocada pelo público, a NSA revelou que apenas 90% das falhas que descobrem são reveladas às empresas. E assim volta a surgir uma questão, como é usada a restante informação?

A NSA está novamente nas bocas do mundo. Depois de toda a confusão recente, esta agência norte americana tem procurado manter-se discreta e sem atrair a atenção do público.

A própria administração Obama tem tentado restringir a acção da NSA, limitando-lhe os poderes e transferindo-os para outras agências. Também as próprias forma de actuação têm mudado, com a NSA a estar mais aberta.

Para defender a sua imagem, um dos seus porta-vozes revelou que a agência procura colaborar com a industria e que 91% das falhas que detecta são reveladas para resolução.

Revelou ainda que os restantes 9% são mantidos em segredo, por questões de segurança e para serem usados em medidas ofensivas. Sem explicar bem em que moldes a decisão é tomada, de revelar ou não as falhas, a NSA volta a deixar muita gente incomodada.

Esta informação é pública, e disponível no site da NSA, onde agencia tenta justificar a forma como faz a triagem destes problemas e como tenta tomar a decisão de as revelar ou não.

Mas a somar a este novo problema, fica a dúvida da forma como estes 91% são tratados. Nunca foi explicado se a sua revelação é feita no momento da descoberta ou se é primeiro explorada para conseguir obter informação, e mais tarde, quando não interessa, é que é anunciada a quem a pode resolver.

Dificilmente a NSA se livrará de toda a má publicidade que tem acumulado ao longo dos anos. Todo o seu trabalho é feito de forma escondida, mexendo em áreas que se cruzam com a privacidade dos cidadãos norte americanos, e não só.

Para além de estar em causa a informação que recebem e o tratamento que lhe dão, existe também o problema da forma usada para obter essa mesma informação.

Tem a NSA  direito de ocultar informação sobre falhas de segurança, deixando vulneráveis os seus cidadãos?

Exit mobile version