A aposta em smartphones com ecrãs maiores por parte da Apple, com o lançamento dos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, não foi capaz de captar tantos utilizadores de Android como a Apple esperava.
Seguir as tendências de mercado e responder às exigências de um grande número de utilizadores de smartphones, com preferência por ecrãs grandes nos smartphones, foi o objectivo da Apple ao lançar os seus dois novos iPhones com a perspectiva ainda de captar parte do quota de mercado detida pelo sistema operativo Android. Contudo, não é isso que se tem vindo a verificar.
O Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) desenvolveu uma pesquisa onde concluiu que a aquisição de novos iPhones foi feita essencialmente por antigos utilizadores de iOS e o objectivo da Apple, em atingir parte dos utilizadores de Android, acabou por não se concretizar.
A pesquisa feita pelo CIRP baseou-se em entrevistas feitas a 300 pessoas que compraram ou o novo iPhone 6 ou iPhone 6 Plus e concluiu que a maioria deles já era utilizador dos iPhones anteriores.
Este ano, cerca de 80% dos compradores do novo iPhone já eram clientes Apple, um número bastante acima dos 65% aquando da compra dos iPhones 5S e 5C.
Apesar do sucesso de vendas que proporcionaram estes dois novos smartphones, a verdade é que este foi um sucesso graças aos clientes fieis da marca da maçã. Além de não ter atingido em força os utilizadores Android, também os utilizadores de telemóveis apareceram em menor número do que em anos anteriores.
Ainda assim, a maioria dos utilizadores Android que migrou para o iOS preferiu o novo iPhone 6 Plus, o que sugere que este smartphone conseguiu provavelmente captar alguns dos utilizadores dos Galaxy Note.
Este estudo, apesar de representar uma pequena percentagem dos compradores de novos iPhones, revela que os detentores de iPhones anteriores estavam sedentos por um smartphone com ecrã maior e, nesse aspecto, a Apple teve sucesso.
Via: BGR