Pplware

Novo Portal do Cidadão já está online e tem base Open Source…

Esta nova versão do portal do cidadão tem também tecnologia Microsoft

Os cidadãos e os empresários passam, a partir de hoje, a dispor de um novo ponto de acesso aos serviços prestados pela Administração Pública na internet.

O novo Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, custou cerca de 15 mil euros e integra agora os portais do Cidadão e da Empresa, numa plataforma única optimizada para diferentes dispositivos fixos e móveis.

Uma das principais novidades é o motor de busca, designado de FAST, que foi desenvolvido pela Microsoft. Sabe-se ainda que o portal tem como base a plataforma open source Liferay.

A navegação passa a centrar-se nesta ferramenta de pesquisa, que simplifica o acesso aos serviços e conteúdos da Administração Pública. Uma simples busca permite saber quais os serviços que podem ser realizados online, a partir de uma base de dados com mais de 1500 opções à escolha.

O novo layout proporciona uma navegação mais intuitiva, focada nos serviços mais procurados, para facilitar o acesso aos conteúdos, seja através da pesquisa, guias ou listagens de serviços. Também se privilegiou a utilização de um esquema de cores simples, com uma iconografia apelativa.

O novo design do Portal do Cidadão também está optimizado para dispositivos móveis, tornando-o agora mais acessível através de smartphones e tablets.

A evolução acontece 10 anos após o lançamento do Portal do Cidadão, e pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com o Estado. O portal assume-se assim como o ponto de referência da Administração Pública na internet, permitindo o acesso a vários serviços electrónicos e informações de interesse para o cidadão e as empresas.


Homepage: Portal Cidadão

Exit mobile version