Pplware

Novas tecnologias ajudam à poupança dos portugueses

Hoje, dia 31 de Outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. Nesse contexto, o Observador Cetelem divulgou algumas conclusões de um estudo relativo ao papel das novas tecnologias nos hábitos de poupança dos consumidores.

De toda Europa, Portugal revelou-se como um dos países que mais informação consulta online antes de adquirir um produto numa loja, com 53% dos consumidores a fazê-lo, contra os 43% da média europeia.

No contexto europeu, os consumidores são, de uma forma geral, vistos como consumidores racionais e que não dispensam as novas tecnologias na hora de tomar decisões de compra. Em média, 43% dos consumidores europeus consulta a Internet para pesquisar informações relativas a produtos antes de os adquirirem, a cima da média encontramo-nos nós, portugueses.

E esta pesquisa na Internet não se baseia só nas características dos produtos ou comparação de preços. 70% dos consumidores não dispensa a Web para encontrar promoções e reduções de preços antes de adquirir um produto.

Em Portugal, 43% dos consumidores em 2013 utilizou as novas tecnologias com o objectivo claro de aumentar as suas poupanças, no entanto, as expectativas para este ano são mais baixas no que toca à poupança dos portugueses, com apenas 35% dos consumidores a ponderar fazê-lo.

Segundo as conclusões divulgadas no estudo, os portugueses reconhecem que, apesar da retoma económica já se começar a fazer sentir, ainda vão ter que continuar a gastar muito em despesas obrigatórias o que não permite efectuar grandes poupanças.

Um dado curioso que o estudo revela é que 41% dos consumidores utiliza o smartphone dentro das lojas para comparar os preços dos produtos que está interessado em comprar com os de outras lojas. 31% dos consumidores inquiridos refere que não o faz, mas considera uma opção bastante útil.

Comparadores de preços, como é o caso do KuantoKusta, são cada vez mais referência e grandes aliados para os consumidores.

“As novas tecnologias são, cada vez mais, aliadas dos consumidores e têm proporcionado grandes alterações nos padrões de comportamento do consumidor europeu. É um meio utilizado para optimizar despesas e exigir mais, melhor e a preços competitivos”, refere Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Observador Cetelem.

Estas são conclusões que surgem no contexto do Dia Mundial da Poupança que hoje se assinala e que foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento. A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

Considera que as novas tecnologias e a possibilidade de aceder à Internet para consultar informações e comparar preços dos produtos que deseja comprar o ajudam efectivamente na sua poupança?

Exit mobile version