O Nexus 7 é o primeiro tablet da linha de dispositivos Google Nexus e como seria de esperar, foi o tablet com Android que mais vendeu em todo o mundo, tendo um volume de vendas estimado em 4,6 milhões.
Perante este enorme sucesso, a Google confirmou no início deste ano que estava a preparar a segunda geração deste tablet.
A segunda geração do Nexus 7 quando foi confirmada, especulou-se que viria com o mais recente SoC da Nvidia, Nvidia Tegra 4, mas de acordo com o analista da Pacific Crest, Michael McConnell, a Google vai escolher o Snapdragon S4 Pro APQ8064. Parece que esta escolha deve-se não só ao facto de ser um negócio mais barato, mas porque este SoC oferece tecnologia 3G / 4G integrada enquanto que o Nvidia Tegra 4 não.
Esta escolha também pode estar relacionada com o facto dos chips Tegra consumirem demasiada energia.
Para além do upgrade ao SoC, a gigante das pesquisas também irá oferecer no novo Nexus 7 um ecrã full HD (1920 x 1080 pixeis) e a redução das margens à volta do ecrã, de forma a reduzir ainda mais o tamanho do tablet.
O Nexus 7 Gen 2 deverá vir também com Android 5.0 Key Lime Pie ou com Android 4.2.2 Jelly Bean recebendo depois a actualização para o 5.0.
O preço é referido como sendo o mesmo do anterior, 199 dólares para a versão de 16GB, no entanto, há rumores de que possa ainda ser mais barato, podendo mesmo custar 150 dólares, independente do preço ser 199 ou 150 dólares, vai, com toda a certeza, dilatar de forma assustadora o volume de vendas conseguido com a primeira geração do Nexus 7 ou mesmo com o volume de todos os tablets Android.
Ainda nenhuma destas informações foram confirmadas pela Google, o que teremos de esperar, possivelmente, até ao evento Google I/O 2013 que se vai realizar durante os dias 15 a 17 de Maio em Moscone Center, San Francisco, que também deverá ser onde a Google irá apresentar a nova versão do seu sistema operativo móvel, Android 5.0 Key Lime Pie.
O sucessor do Nexus 4 não deverá ser apresentado durante os próximos meses, especula-se que seja feito durante o quarto trimestre deste ano (há quem arrisque Julho) num evento especial para o efeito.