Com tanta tecnologia lançada nos últimos anos é natural que algumas mais antigas e que fazem parte dos mais diversos sistemas, comecem a desaparecer.
Na Noruega vão começar a ser desligados os primeiros emissores de rádio FM. Saiba porquê!
A Internet veio mudar muita coisa e também tornar muitas tecnologias obsoletas. Um dos exemplos vem da Noruega onde, já na próxima semana (dia 11 de Janeiro), alguns emissores de rádio FM começarão a ser desligados. O caminho segue pela via digital, tal como acontece já com muitas rádios no mundo.
Este media, que não é consensual para a maioria dos noruegueses pelo facto de obrigar os condutores a comprarem um adaptador, foi já aprovada no Parlamento. A justificação para tal mudança deve-se ao facto da rádio digital garantir uma melhor qualidade, comparável ao CD, mas também porque será possível reduzir custos, uma vez que a rede actual obriga a um forte investimento ao nível da manutenção.
De acordo com as informações, um adaptador DAB (Digital Audio Broadcasting), para o carro, custará cerca de 160 euros. Por agora apenas serão as estações que fazem parte do estado, mas até 2020 tudo passará para digital.
Em Portugal a tecnologia DAB começou a ser utilizada em 1999 mas foi abandonada em 2011 devido aos elevados custos de manutenção e também à fraca adesão. Talvez na Noruega seja diferente e este novo sistema seja mesmo um caso de sucesso.