É mais um caso nesta história da Nokia vs Apple e vice-versa. A Nokia não está para meias medidas e aperta cada vez mais o cerco à Apple. Por sua vez a Apple continua a ripostar sem piedade. Depois da Nokia processar a Apple e da Apple contra-atacar, temos agora dois novos processos. Mais um ataque e contra-ataque.
Depois de todos os processos e contra-processos, parece que a Nokia achou que podia fazer melhor e processou novamente a Apple e o seu querido iPhone. Bem, parece que esta guerra já não é só com iPhone. Estão também envolvidos o iPod e os Macbooks.
Queixa à ITC
Nos EUA, existe a ITC, que em poucas palavras é uma agência americana que legisla e controla violações de vários tipos: Copyright, Trademark e as tão populares patentes. Ao que parece a Nokia fartou-se de recorrer aos tribunais comuns e apresentou uma queixa à ITC, bem extensa, que basicamente afirma que esta possui patentes de tecnologias utilizadas nos dispositivos Apple, em que até a roda do iPod, tão inovadora, está supostamente registada pela gigante Finlandesa. O objectivo desta queixa é acabar com a venda desses produtos nos Estados Unidos.
Como quem vai à guerra dá e leva, a Apple não se quis deixar ir a baixo e lançou dia 16 mais um processo, semelhante ao da Nokia, em que o objectivo é também impedir a venda de smartphones Nokia no território Americano.
Mas tenham calma: não vão ficar sem esses produtos tão depressa, pois se isto parece uma brincadeira de advogados que não têm mais que fazer, também a ITC demora cerca de 15 meses a decidir alguma coisa. Nessa altura já vamos ter outras guerras para observar. Para além disto tudo, as queixas são só válidas nos EUA.