PplWare Mobile

Nokia pode “sugar” até mil milhões de dólares da Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Zé Cabra says:

    Ninguém devia usar a peixota uma vez que esta já está patenteada pelo Adão!

    Sinceramente, que concorrência é esta que tecnologias estão patenteadas e só alguns podem usar?

    • vitor says:

      para usar tem que pagar, simples. A Apple deve ter advogados a trabalhar para eles, e deviam saber muito bem. Nao pagaram, azar.

    • TC says:

      “Ninguém devia usar a peixota uma vez que esta já está patenteada pelo Adão!”

      LOL comentário completamente espectacular 🙂

    • T.I. says:

      muahahahahahahahahahh

    • Carlos says:

      >Sinceramente, que concorrência é esta que tecnologias >estão patenteadas e só alguns podem usar?

      Não é normal que quem gasta rios de dinheiro a desenvolver as tecnologias tenha direito exclusivo a elas?

      • sjk says:

        Concordo,
        Senão para que serviriam as patentes?
        Ninguém desenvolveria nada pq o outro estava só à espera q ele o fizesse para copiar de Graça e vender mais barato!

        Não?

      • JGomes says:

        sim, mas quando a exclusividade serve para impedir o progresso tecnológico ou para “brincar” com a nossa saúde…

        É a pala de patentes que certas vacinas e remédios não estão disponíveis a todos, e não são produzidas em massa e de forma barata nos países em vias de desenvolvimento e afins, que tanto carecem de medicamentos, sem falar na comida.

        Outro exemplo, porque é que o carro eléctrico já não está disseminado e em grande produção? Existem patentes relacionadas com as tecnologias envolventes neste tipo de carros que impedem o seu desenvolvimento… E quem as têm registado, e para quê?

        Estão registadas para impedir o progresso destas tecnologias que irão afectar o mercado de petróleo e combustíveis fosseis.

        Outro exemplo como o sistema actual de patentes é prejudicial e precisa de ser totalmente reformulado, onde o dinheiro, oportunidade e monopólios se metem à frente de valores e direitos, entre eles a vossa (e a dos outros) Saúde, as vossas Liberdades, o desenvolvimento Tecnológico, etc.

    • Guilherme Lino says:

      ahahah custos de um euro pa mandar uma lol o adao tinha negocio

    • Jimmy says:

      Lol, mas será que o Adão a patenteou?
      E por outro lado pode ter sido o primeiro a utiliza-la, mas não foi ele quem a criou. Por isso o Adão só é um utilizador como nós somos utilizadores dos telemóveis, sejam Nokia, Apple ou outra marca qualquer…

      hehe

  2. a friend says:

    Tipico das marcas quando começam a entrar em prejuizo devido a outra, fazem de tudo para obter lucros, e se for do maior rival, melhor já que matam dois coelhos de uma cajadada só (Sobem os proprios lucros e atrazam os lucros da rival, que por consequencia fazem voltar ao terreno) … 😉

    Existe alguma info de que tecnologias estão patentiadas pela Nokia?
    Tinha curiosidade em saber por acaso…Bluetooth? Wi-fi? GPS? UMTS? Touch Screen?

    • Vítor M. says:

      Mas olha que isto das patentes está a ficar complicado: cada um tem agora pouca margem para desenvolver equipamentos para um mercado recheado deles, dificilmente não tocará numa ou outra patente. Se paga, terá um equipamento caro e os lucros serão menores (se tiver lucro) se não paga e mascara a tecnologia, pode sair condenado em tribunal e arruinar com anos de trabalho.

      Há margem de manobra para criadores, cientistas e engenheiros… é preciso novas tecnologias e invenções 😀

      • a friend says:

        Pois isto tem sempre muito que se lhe diga, e em todo o lado o monopolio infelizmente é que impera.

        Mas sempre tive ideia que grande parte, ou a maior parte das tecnologias usadas nos telemoveis fosse da Ericsson (Sony Ericsson) e Alcatel…

        Depois outro dado importante é que só se começa a gerar guerras entre patentes, quando o combate no terreno está complicado 😉

      • CarlosMC says:

        É óbvio que vai chegar a um ponto em que vai ser impossível continuar assim e todo esse sistema vai implodir – neste momento já serve mais para prejudicar a concorrência que para proteger a inovação.

    • kekes says:

      Tipo para se lançarem valores destes tem de haver algumas coisas patenteadas, alias, não e a apple que até patenteia gestos? Qualquer dia nem podemos limpar-nos quando vamos a casa de banho por causa de ter sido patenteada para uma nova funço do iPhone 😛

      Vamos ver no que dão estas guerras que a Apple está envolvida, alias a Apple é a Queen das patentes, o feitiço contra o feiticeiro?

    • Pedro Lopes says:

      Boas,

      Ao que parece a Nokia possui milhares de patentes de comunicações móveis, o que está em causa com a Apple são patentes de comunicação radio entre GSM, EDGE, UMTS e Wi-Fi, o mais caricato é que este processo aparece uma semana depois do anúncio de grandes perdas de lucros da Nokia, será coincidência?

      Cumprimentos.

    • Bruno says:

      Até os botões “PageUp” e “PageDown” do seu teclado são patenteados – pela Microsoft. Maioria das patentes são uma grande sacanagem. É algo do tipo: se inventarem o remédio para AIDS (ou SIDA) o que acontece ? (A) Todos ficam curados? ou (B) Alguém ganha muito dinheiro. – Infelizmente, o mundo nos diz: “Resposta: B”. Que mundo é esse que vivemos ??

  3. Alain says:

    Sinceramente, por mais que eu não seja a favor de “calotes”, eu acho um absurdo certos tipos de patentes…Impedem que haja diversificação e um custo menor para o consumidor, tirando o fato de existirem “patentes terroristas” (o japão é campeão nisso).
    De qualquer forma, acho que a apple teria se dado melhor num acordo, agora vai depender do juiz, e nossos amigos americanos não tem um senso muito confiável, qualquer coisa pode acontecer

  4. 3biz says:

    Se a patente é da nokia, é legitimo

  5. Primax says:

    Eu faço ideia que valores deve a nokia ter pedido para que isto não chegasse a tribunais…

    Aliás, não faço a mínima, mas devem ser astronómicos.

    • Gatuno says:

      Olha que não devera ter pedido dinheiro, mas ter pedido autorização para poder utilizar algumas patentes da MAC…
      Com isso a NOKIA ia dizimar a concorrência..

  6. Andrer757 says:

    Temos de acabar com estes monopólios juntem-se ao Partido Pirata Português em http://partidopirata.co.cc/forum

    • flin says:

      Para mim respeitar os direitos de quem trabalha, independentemente do tipo do trabalho que realiza é importante. Faço porque respeitem os meus e tento respeitar os dos outros.
      As pessoas que desenvolvem trabalho intelectual tem o direito a ver o seu trabalho reconhecido e remunerado. As patentes servem exactamente para isso.
      Não sabemos quem tem razão, por isso seja feita justiça.
      Continuação de bom fim de semana,

      Flin

      • Andrer757 says:

        O sistema de patentes tem sido especialmente prejudicial a todos os níveis da sociedade existindo milhões de pessoas a morrer por não terem acesso à medicina necessária. Perguntamos que sociedade é esta que permite que os lucros de uns se sobreponham à vida de tantos. Quantas inovações revolucionárias com o potencial para alterar as nossas vidas para melhor não se encontram esquecidas e fechadas num arquivo de patentes, proibidas de serem utilizadas por qualquer outra pessoa, simplesmente porque o inventor nunca as conseguiu comercializar. O sistema de patentes é também especialmente prejudicial à economia desincentivando novas empresas inovadoras e bloqueando-as do mercado através de mecanismos de aglomerados de patentes que as empresas já estabelecidas utilizam para controlar todo o mercado. Ora, um sistema que pretende incentivar a inovação e, como pode ser observado, alcança exactamente o contrário, só pode ser considerado um sistema falhado.

        Compreendemos no entanto que algumas pessoas precisarão de um incentivo económico para continuarem a criar, pelo que aceitamos o compromisso de manter o monopólio comercial sobre a sua criação durante um período de alguns curtos anos.

        • Miguel says:

          Por isso é que nos medicamentos as patentes só duram 15 anos… o pessoal agora até cria «partidos» mas nem o raio duma pesquisa no google sabem fazer?!

          • Gerardo says:

            Se por exemplo inventasses a cura do cancro e pedissem 50.000€ pela cura, o facto de “apenas” dusra 15 anos é muito bom, morriam o quê? 2 ou 3 pessoas nesse “curto” espaço de tempo.

          • kekes says:

            Man tem juizo, nem sabes o que tas a dizer… Se não houvessem patentes nem com a cura para o concro poderias sonhar…

  7. reimor says:

    Bom,de facto algumas dessas patentes são minhas,que disponibilisei à Nokia.
    Mas entretanto a Nokia decide-se a passar-mre a perna.
    Veremo-nos em tribunal!

  8. a friend says:

    Vou fazer um investimento a longo prazo…

    Durante um mês vou-me dedicar a inventar coisas ao estilo “Star Wars” ou algo do genero… e patentiar tudo, mesmo que a tecnologia não exista…

    Depois quando aparecer uma empresa que torne esses projectos realidade, caio em cima deles e assim já arranjo uma boa reforma.. 😀

    (Sim, se for a contar com a nossa Portuguesa bem estou tramado)

    Mas vá brincadeiras aparte, acho apenas ridiculo patentear-se coisas que se tornaram “Standard”, é um monopolio grave mesmo já que prejudica (e muito) a evolução tecnológica. Mas tal como disse, e o Pedro Lopes reforçou a ideia, é que acho simplesmente caricato estas coisas aparecerem quando as empresas andam a rasca.. é um grave sinal de desespero. A Nokia que faça melhor é simples, eles se estão a perder terreno não é por culpa dos rivais. A unica culpa é deles que perderam tanto a qualidade que tinham a uns anos atras…

    Os telemoveis da Nokia hoje em dia são tão plasticos que até tenho medo tocar… A Sony Ericsson nesse aspecto, ultrapassou e bem a Nokia (em termos de qualidade tanto a nivel de hardware como software)

    • cdq74cn says:

      a friend está a confundir patente com invenção, de facto pode inventar mil e uma coisa, só lhe custa puxar pela cabeça. Patente é outra conversa, é um registo que te confere o direito de exploração comercial sobre essa invenção, e custa bastante dinheiro, se não estou equivocado uns 100000 euros.
      Acho grave dizer “acho apenas ridículo patentear-se coisas que se tornaram “Standard” ” para se chegar a esse standard houve pesquisa certo ?, e os cientistas são de borla ?, isto recai outra vez na mesma conversa da propriedade intelectual do software, em que as pessoas pensam que as coisas caiem do céu, alguém teve de pensar, perder tempo a solucionar problemas, e como se diz no mundo capitalista a frase mítica “tempo é dinheiro”.
      Acha justo que um produto da concorrência facturasse tanto, mas com tecnologia inventada por si ?

      • A friend says:

        Não está em questão os lucros ou os direitos sobre algo. O problema é que vamos ver as coisas assim, existe a norma GSM, e os telemoveis para comunicarem entre si precisam estar dentro destas normas, e quem define estas normas como standart são as entidades estilo FCC ou outras governamentais. O que obriga practicamente tudo e todos usarem essa norma para comunicar entre si, ou seja, acaba por ser um monopolio. Acho que esses custos não deveriam ser forçadamente suportados pelas empresas. Senão vejamos, alguem que era contra o GSM, inventava outra normal qualquer e depois a comunicação entre os telemoveis não era possivel entre diferentes marcas.. era estilo… “pra ligar para um familiar ele teria que ter um telemovel igual..” e isso nem faz sentido em termos de evoluçao tecnologica… dai eu ter dito, quais as patentes em questão que a nokia está a reclamar…e outro ponto que acho “piada” é o iphone neste caso ter sido lançado ao tempo, e agora que a nokia está a perder terreno é que se lembrou de cobrar as patentes…

        • cdq74cn says:

          Percebo a sua opinião embora acho que se a Nokia se sente lesada, processe legalmente, e em tribunal verá-se quem está judicialmente correcto (não utilizei o termo “verdade” porque nos dias que correm é preciso ter cuidado com esta palavra :o) e não estendo mais o tema porque não sei pormenores da noticia.
          Quanto à Nokia processar tardiamente, concordo e isto quando o Iphone está a atacar o mercado europeu fortemente mercado esse que tinha carimbo branco Nokia à uns tempos atrás. É um pouco aquela jogada à moda portuguesa, “já que não posso subir, vou rebaixar-te (denegrir) um pouco”.
          Enfim mais uma telenovela que vai gerar muito artigo pela WWW !

          • a friend says:

            Exactamente isso como disseste.. compreendeste na perfeição o meu ponto de vista 😉

            Também não sei detalhes por isso é que perguntei quais as patentes em questão… infelizmente nem todos têm a capacidade para interpretar o que digo e acham que vim defender a Apple, quando não foi isso que fiz… mas pronto.. disseste precisamente aquilo que estava a dizer 😉

            “já que não posso subir, vou rebaixar-te (denegrir) um pouco”

            Foi como disse, a culpa da descida da Nokia nem é propriamente o iphone em si mas é culpa propria, eles tinha bastante qualidade e cairam no erro do consumismo que se traduziu em produtos de fraca qualidade.

    • JPedrosa says:

      Ouve lá, a Nokia tem biliões investidos em investigação, tem mais é que poder tirar daí dividendos.

      A tecnologia tornou-se standard como tu dizes … porque eles a inventaram.

      Se quem inventa não for protegido, qual a motivação para inventar?

    • kekes says:

      Tas a falar a favor de uma companhia que nem sabe o que são patentes… a Apple.

      Telemoveis Nokia? Em termo de capacidades/preço/qualidade, são dos melhores que andam para ai, alem de serem o telemovel do povo, devido a sua facilidade de usar…

  9. Emannxx says:

    E mesmo assim, quebrando patentes, o iphone ainda não é um dos típicos, pois é caro (no artigo fala que se se mascarar a patente o produto fica mais barato) e ainda por cima não faz uma ou outra coisa… (okay o Iphone 3G Ass já está melhorzito… é preciso admitir…).

    Enfim… vamos ver onde é que isto chega.

  10. Helder Capelo says:

    Lá continua o apple friend a distorcer a realidade. Então lá por terem tido prejuízo já não podiam apresentar o processo? É incrível como defendes os criminosos e negas à vitima o direito de se defender. E quero ver como ficam os prejuízos com o bónus de mil milhões de dólares.

    • a friend says:

      Helder Capelo,

      Essa dificuldade de perceber o que escrevo já me começa a fazer impressão ao ponto de até eu proprio reler os meus comentários a pensar que adquiri algum mau hábito ou escrevo chines e não me apercebi ainda…

      Onde é que eu disse que a Apple tinha razão e onde é que eu defendi a Apple?…onde destorci a realidade? Onde neguei o direito da Nokia se defender?

      Sou a favor de quem defenda as suas patentes como é obvio, não sou é a favor de quem monopolize patentes de algo que se tornou standard! … Nomeadamente, GPS, GPRS, UMTS, Bluetooth, Wi-fi….etc..

      Aqui no que toca a patentes nem foi a Nokia a inventora de tudo…dai ficar intrigado e perguntar se alguém sabia ao certo que patentes eles se referem…por pura curiosidade…

      • nuno says:

        Mesmo sendo standard tem todos os direitos de receber comissões pelo o seu uso (que ao longo do tempo vão diminuindo), estamos a falar de muitos milhões gastos em desenvolvimento destas tecnologias que revolucionaram o mundo das telecomunicações moveis… Da mesma maneira que para usar bluetooth tem que se pagar a Ericsson já que foi esta que o inventou. É legitimo porque efectivamente se gastou dinheiro a desenvolver.

        Por exemplo a Apple tenta/tentou monopolizar o multitouch, o que não faz sentido nenhum pois o dinheiro que ela gastou (comprou uma empresa especializada) a desenvolver é o mesmo dinheiro que toda a gente usa a desenvolver o mesmo sistema (não há standards para tal, é impossivel, não é uma receita). O querer monopolizar os movimentos de “pitch” (por exemplo) é como a IBM dizer que inventou os ratos em que andas na vertical com o rato este mexe-se no monitor na vertical e agora quer uma comissão por tudo.

        Há patentes e patentes, e na minha opiniao a nokia tem direito ao que está a fazer.

      • Helder Capelo says:

        Não deves ter lido que escreveste isto:

        “Tipico das marcas quando começam a entrar em prejuizo devido a outra, fazem de tudo para obter lucros, e se for do maior rival, melhor já que matam dois coelhos de uma cajadada só”

        “Depois outro dado importante é que só se começa a gerar guerras entre patentes, quando o combate no terreno está complicado”

        Isto só demonstra que és um ignorante e não percebes nada de patentes ou que estás deliberadamente a denegrir a Nokia.
        O historial da Apple é bem conhecido para quem acompanha o mundo tecnológico: Tentam anular judicialmente as patentes de rivais para as usar gratuitamente e quando não o conseguem pressionam para obter acordos por meros tostões. Ao mesmo tempo que licenciam as suas patentes por verdadeiras fortunas. Não é por acaso que o departamento legal da Apple é dos mais temidos no mundo.
        Ao que parece a Nokia andou mais de um ano a tentar negociar um acordo com a Apple mas com a miséria que a Apple ofereceu viram-se forçados a recorrer aos tribunais.
        Pessoalmente considero vergonhoso que alguém defenda a Apple neste caso. A Apple vende o iPhone a um preço médio superior a 600 dólares e a Nokia requer uns meros 1 a 2 % desse valor em compensação pela sua propriedade intelectual, valor que é cerca de metade do que alguns analistas consideram ser o valor real.
        Fazer dinheiro com as invenções dos outros e esperar safar-se sem pagar é uma coisa que deveria revoltar quem acredita em justiça mas já vi que o apple friend já vendeu a sua alma ao diabo há muito.

        Se és contra as patentes dos “standards” pergunto-te como estimulas as empresas a investir em R&D? E se são só os standards que são o problema então estás a prejudicar as invenções que tiveram sucesso… boa jogada apple friend

        • A friend says:

          Sabichão…

          Le primeiro tudo o que escrevi e a comparação que fiz entre Sony Ericsson e Nokia antes de chamares ignorante…

          É o que eu digo, deves ter algum trauma com uma maça… e adoras distrocer tudo o que digo porque aqui em nada disse que a Apple tinha razao!… e ficamos por aqui, ja que pessoas ignorante com tu nem mereciam esta resposta.

          • Helder Capelo says:

            Obrigado por não responderes ás minhas perguntas e por confirmares as minhas afirmações.
            Com certeza escreveste a branco que a Apple devia pagar tudo o que a Nokia legitimamente lhe pede. Nesse caso mea culpa caro friend.
            Não tenho problemas com a maça tenho problemas é com pessoas como tu que se acham tão espertos para andar por aqui a comentar sobre tudo e todos usando de mesquinhez e subterfúgios com o objectivo velado de ofuscar a legitimidade de todas as posições contrárias.

    • 3biz says:

      deixa la isso Helder.

      o @a friend é o tipico MacFag.
      O trabalhos é deus e Mac a vida.

      bleh.

      • A friend says:

        É um bonito gesto de amor, ver alguém defender o seu namorado… especialmente com comentários recheados de argumentos muito preciosos e uteis para defender o seu ponto de vista…

        enfim há pessoas básicas, mas tu bates todos os recordes dos que já vi…

        • Helder Capelo says:

          Seu execrável, que seja esta a ultima vez que ofendes a minha família na tua saga de fanboy. Se não és capaz de aceitar a realidade e vives em negação já ouvi falar de uns certos hospitais que usam terapia de choque que te podem ajudar. Se não o conseguirem agradeço que fiques por lá.

          • a friend says:

            Oh.. peço desculpa então.. como falas tanto de mim pensei que me conhecesses, o que me dava o direito de fazer os mesmos julgamentos que fazes da minha pessoa. Se não me conheces, a mesma coisa se aplica a ti, não fales de mim. Quando não tens argumentos, tu e os restantes partem para a ignorancia, mas isso é normal, pessoas fracas são assim. Mas peço desculpa se ofendi-te, fiquei mesmo na duvida já que vocês actuam sempre aos pares contra a minha pessoa, tirei uma conclusão percipitada…talvez…ou talvez não.

            Ps. ofendi a tua familia? então há meia verdade no que eu disse… existe grau parentesco entre ti o 3Biz… há ligação entre voces… Obrigado pela confirmação.

          • JGomes says:

            @Helder Capelo

            És um bocado dogmático com o que falas…

            Mas no entanto não deixa de ser “engraçado”!

            Cumprimentos

          • 3biz says:

            lollolololololololololol

          • a friend says:

            Isto para não falar da tua saga FANBOY que em tudo o que é site, desde live betas, omitek, remixtures, etc… só apareces a falar mal da Apple, a quem chamas de “meninos riquinhos” de forma a querer mostrar que o Windows é que é bom e tal.. só mostra aqui quem é o fanboy no meio disto tudo… és outro claro caso de doença “antiapple” que vai aparecendo aqui… Já lhe chamo a esses casos Sindroma Steve Ballmer

            Devias acordar para a vida, a forma que criticas os outros é o espelho daquilo que sentes de ti mesmo…

          • 3biz says:

            Mas de que estás mesmo a falar?

            Anyway, axo que continuas com tempo livre a mais.

            Já chega de minar tudo o que é “apple” com testamentos teus a profetizar todas as pseudo maravilhas da apple.

            ja me viste a falar mal do windows (winsxs, dll hell, etc), do linux (olá ATI) e do mac (perder os ficheiros todos numa actualizacao!)

            por isso, stfu

  11. Toxas says:

    Acho uma piada quando vocês falam sem saber da missa a metade…

    Todos defendem a tadinha da apple mas é graças a ela e as suas patentes roubadas ( sim mais que uma ) que o mercado esta a palhaçada que tá!

    Pelo menos a Nokia tenta acordos antes de se meter em tribunal..
    A Apple tem a típica mentalidade US que é ganhar $$$$$ custe o que custar..

  12. RACH says:

    O importante aqui é saber onde a Apple vendeu tal tecnologia.
    Se eu registar uma patente em Portugal ela só será válida em Portugal.

  13. sonoro says:

    [quote]Sou a favor de quem defenda as suas patentes como é obvio, não sou é a favor de quem monopolize patentes de algo que se tornou standard! … Nomeadamente, GPS, GPRS, UMTS, Bluetooth, Wi-fi….etc[/quote]

    a friend

    Tornaram se standard porque utilizam e pagam a detentora/res da patente para usar..

    Sem pagar acho muito bem que nokia os processe!

    Também não concordo muito com as pantentes,mas sem patentes era tudo a roubar as ideias dos outros e utiliza las como sendo suas ganhando dinheiro a custa da ideia dos outros!!

    Pode ser empresa capaz de evoluir minha ideia,mas se não me pagar que direito tem ela de usar esse tecnologia sem me pagar algo? mesmo não tendo posses para evoluir minha tecnologia esta la minha ideia!!

    Senão basta dizer mos a china para copiar tudo e desrespeitar tudo e depois vamos ver como as pessoas reagem!! hahahaha

  14. Gustavo Pires says:

    “Sou a favor de quem defenda as suas patentes como é obvio, não sou é a favor de quem monopolize patentes de algo que se tornou standard! … Nomeadamente, GPS, GPRS, UMTS, Bluetooth, Wi-fi….etc..”

    Se você soubesse o que um stardard é, provavelmente não estaria a dizer isso.

    Por exemplo, o GPS é um produto que o exercito dos EUA disponibiliza a civis de graça. Caso queiram algo com maior precisão, ou negoceiam com eles (o que não deverá ser muito barato) ou usam outro sistema, tipo o Galileo quando estiver operacional. Apesar de ser um stardard de facto na área de navegação por satélite, este poderia muito bem não ser de graça. Nada impede o presidente dos EUA acordar um dia e dizer “A partir de hoje, acaba-se o GPS de borla!”.

    Os stardards normalmente são stardards porque muita gente (i.e. empresas) gostou tanto das normas/produtos, ou acharam que eles faziam o trabalho de forma tão eficiente, que não valia a pena gastar dinheiro arriscando-se a desenvolver algo que podesse não ser tão bom. Deveremos castigar empresas/pessoas que desenvolvem tecnologias que são tão “boas” que se tornam stardards?

    Outra maneira de criar um stardard é unir a maioria das empresas de uma área e chegar a um acordo para o novo standard em questão. Estes normalmente chegam a um acordo interno sobre a autoria e a remuneração que o autor deverá obter.

    Voltando á notícia, nada obrigou a Apple a usar tecnologia que estivesse patentiada pela Nokia, Ericsson, etc. Eles obtiveram direitos a usar no seu produto tecnologia da Ericsson sobre a forma de licensa. Ao não obter o mesmo da Nokia estão lógicamente a infrigir sobre os direitos desta. Caso fosse o inverso, estaria a Ericsson a agir exactamente da mesma forma sobre a Apple.

    Caso se verifique que a Apple realmente está a usar tecnologia que a Nokia tem patentiada, não vejo razão pela qual esta não deva ser compensada.

    • a friend says:

      Sim mas o GPS concordo perfeitamente, agora no caso de GSM, UMTS, etc.. as operadoras são as detentoras do maior lucro do uso dessas tecnologias, o que deveriam pagar uma quota dessas patentes e não inteiramente as marcas, que são como “obrigadas” a usar certas normas nos seus telemoveis… era isso que queria explicar 😉

      Quanto a Bluetooth acho que sim, é a marca que deve pagar e isso a Apple fez à Ericsson… dai eu ter ficado intrigado de qual a patenente em questão e inicialmente ter perguntado se alguém sabia.

  15. BigLord says:

    O último parágrafo do artigo é extremamente importante. Eles tentaram resolver a coisa a bem… mas pelos vistos não aconteceu. E é natural que eles peçam tanto dinheiro: o iPhone vendeu ao desbarato! Eles lucraram com a tecnologia DA NOKIA.

    Força finlandeses, estou convosco! 😛

  16. Antonio says:

    É mesmo muito estranho. O iPhone já existe há cerca de 3 anos e só agora é que a Nokia acha que viola as patentes. Onde esteve a Nokia este tempo? Ou só agora que teve prejuízos é que acha que a Apple viola as supostas patentes no iPhone!

    Dá que pensar… É mesmo estranho…

    • sjk says:

      Falou-se em tentativas de acordo…

      De certeza que não foram feitas durante uma semana… 😉

      E diz-me lá, se investisses 300€ numa máquina para fazer bonecos. O teu vizinho ia sem saberes utilizar essa máquina, fazia bonecos na mesma máquina e no fim do período estipulado, tu tinhas prejuízo com a máquina e o teu vizinho ganhasse uns trocozitos jeitosos (>300€). Seria justo? 😉

      Bom fim de semana

      • JGomes says:

        a máquina é tua, problema teu se não investiste na segurança da tua máquina e “deixaste” o teu vizinho indevidamente a utilizar.

        Seria justo? Não, mas tu é que te descuidaste na segurança e privacidade.

        Claro que se o teu cenário inclui o vizinho a invadir a tua propriedade, podes acusa-lo de tal acção e instituir um processo legal.

        Agora se o teu vizinho inventa a sua própria máquina e for muito parecida ou idêntica à tua, ele está no seu direito de produzir os seus bonecos com essa mesma máquina (dele), sendo isso justo.

        Cumprimentos

  17. JPedrosa says:

    Ficou bem a referência ao fórum.

    Um abraço
    JP

  18. Filipe Pereira says:

    Os valores que a Nokia deve ter pedido à Apple, nem devem lembrar às alminhas :P.

    A Apple deve ter pensado q realmente compensa mais ir a tribunal, e deve ter garantias para ir com isso para a frente, na minha humilde opinião.

    Só acho estranho a Nokia se lembrar apenas agora tanto tempo de iPhone no mercado, ah e tal aqueles americanos só sucesso com o iPhone, vamos ver isto das patentes:)

    Só espero q se faça justiça seja para a Nokia ou para a Apple.

  19. Rodrigo says:

    bem feita. adorarei ver a apple a ser processada.

    aguardo por mais uns quantos processos.

    Têm a mania de “comer” as pequenas empresas, agora metem-se com gigantes,espero que morra em paz.

  20. aver says:

    Até que enfim, um carregador universal para telemóveis. As Nações Unidas aprovaram o MicroUSB Universal Phone Charger Standard. Na Europa espera-se que esteja implementado até Junho http://bit.ly/wLud

  21. LusiFer says:

    Então a Apple, aquele monstro da inovação, que inventa tudo e mais alguma coisa, que navega por mares nunca antes navegados, que se rejuvenesce a cada segundo que passa, que tem design, software e hardware próprio e unicamente utilizados nos seus produtos, precisou de roubar variadas patentes à nokia para criar o maior flop tecnológico dos últimos anos no ramos das telecomunicações? Olha que esta está boa…

  22. a friend says:

    Já agora andei a pesquisar sobre o assunto para tentar saber as patentes em questão e encontrei este site com info mais detalhada para quem quiser e tiver interessado…

    http://www.ibtimes.com.br/articles/20091022/nokia-diz-que-iphone-da-apple-plagiou-10-patentes-suas.htm

    QUOTE:
    “A Nokia é uma contribuinte original do padrão da tecnologia sem fio GSM, que foi desenvolvida na Europa. A maioria dos telemóveis correm em redes GSM ou UMTS. O iPhone, introduzido em 2007, corre numa rede GSM, nos Estados Unidos e em redes GSM e UMTS na Europa e Ásia.”

    É aqui que queria entrar na fase do ridiculo e ter criticado a atitude. No exemplo da patente GSM ser da Nokia, como informa o site, gostava de saber como iriam fazer um telemovel destes comunicar com outro se não usassem esta norma que, como disse antes, é standard…

    A minha questão é, ela para se tornar standard à partida a Nokia já tirou grandes lucros com isso, e provavelmente e um dos custos suportados pelas operadoras para usar esta norma (Tanto GSM, como UMTS) dai não perceber o sentido de se processar alguem (Quer seja Apple ou outra marca qualquer) por usar uma norma que é quase como obrigatória para que o telemovel funcione….

    Dizem que a Microsoft monopoliza o mercado, mas isto para mim é outro tipo de monopolio bem mais grave que quase impede outras marcas de operar no mundo das telecomunicações…

    • Rodrigo says:

      queres falar sobre a apple? que tudo o que seja empresa, nem que seja nano mini micro empresa e tenha algo k até possa ser 1 rabisco, a parecer uma maçã, nas mentes dos mais artistas, é processada pela APPLE?

      please.

      por mim, a apple poderia ser mais processada por outros gigantes até cair na falencia .

      nao respeita nenhuma empresa, nem concorrente.

      • a friend says:

        É assim, vou-te explicar porque enfim, pelos vistos tá complicado alguém perceber, e já me estou a fazer desenhos não tarda…

        GSM, norma quase como obrigatória usar para que um telemovel possa efectuar chamadas. Tornou-se standard devido a acordos entre as marcas e a NOKIA ganhou bastante com isso. Será que como teve esse negocio, agora têm o direito eterno de cobrar essa mesma patente, quando já o fez ao se tornar standard?.. Isso para mim é monopolio.. puro e simples.

        Aqui trata-se de uma falha grave a nivel geral, quer seja contra Apple o outra marca qualquer, ter que ficar dependente de outra para entrar no mercado! Monopolio bastante Grave mesmo!

        Quando à Apple, ja teve as suas atitudes MUITO MUITO estupidas mesmo, como ter problemas com o vocalista dos Coldplay por este chamar à filha de Apple!

        Eu estou informado sobre essas coisas ridiculas que vão acontecendo pelo mundo fora e repugna-me esse tipo de coisas. Agora não confundam é o facto de eu repugnar uma atitude, de estar a querer defender uma marca, porque aqui não se trata disso! Se aparecesse a mesma noticia da Nokia a fazer o mesmo, por exemplo ao Blackberry que também lhes tem roubado mercado, iria responder da mesma forma que fiz inicialmente…

        Odeio monopolios!..Puro e simples…

        Se nenhuma marca tivesse dependende desta tecnologia para operar, tudo bem.. agora tecnologia esta que foi mais que paga para se tornar standard, não faz sentido. A Nokia está é desesperada, e em vez de jogar com produtos de qualidade, faz tipo no boxe, começam a perder, arranca-se umas orelhas, já que não têm força para mais…

        • JGomes says:

          Infelizmente estas atitudes, de quando alguém tenta explicar que algo que uma determinada empresa está a fazer de errado ou de forma incorrecta, de afirmarem que somos a favor da outra envolvente, mete-me nojo.

          Uns são “fanboys”, outros são os “anti-kkcoisa”, enfim…

          —-

          @a friend Deixo aqui um convite pessoal para discutir as tuas ideias no link do meu nome (em cima). Podes nem concordar com todas as medidas defendidas mas de certo que irás gerar algo produtivo 😉

          Deixo também um convite para os restantes!

          • a friend says:

            Obrigado pelo convite, é bom com grado que aceito. Mesmo que não concorde com certos aspectos que me possam aparecer, sei respeitar opiniões, quando fazem o mesmo com as minhas. E especial quando se usa o bom senso (e o cerebro também) já que alguns aqui infelizmente têm falta disso.

          • JGomes says:

            Pior acontece quando é colocado um artigo sobre browsers. É triste…

        • JPedrosa says:

          Gostava que tivesses gasto a tua vida a inventar alguma coisa decente, e que depois em vez de teres benefícios por isso, que visses os chineses todos a copiar.

          depois ias perceber uma ou duas coisas na vida …

          • a friend says:

            Uma coisa é inventares algo e alguem copiar. Outra coisa é teres fundos que suportem as tuas invenções, obteres lucros em troca de licenciares essas invenções para se tornarem standard e depois desse belo acordo, queres monopolizar o mercado de forma a ter as outras marcas dependentes de ti… Foi basicamente isto que deram a entender que a Nokia estava a fazer (em tudo o que é site) mas agora que começaram a ver mais a fundo, afinal não se trata disso.

            “Nokia is not claiming ownership of GSM, UMTS and WLAN per se. The GSM protocol, for example, is an internationally adopted standard based on the work of a Norwegian engineer, Torleiv Maseng.”

            O que daqui para a frente, sim, faz sentido reverem que tais patentes foram violadas e se tal é mesmo assim como dizem, já que o iPhone foi lançado a 3 anos e só coecide eles se lembrarem agora que “coecidencia” tiveram enormes perdas nos lucros. Seja o que for, que seja justo.. A minha principal critica era apenas contra os modelos standard GSM e afins..mas isso pelo menos a Nokia já respondeu que não é, pelas mesmas razões que eu disse em relacção a ser modelos Standard Internacionais.

    • 3biz says:

      tens tempo livre demais

  23. aver says:

    De algumas páginas que li esta parece-me que pode ter informação mais correcta. As patentes não são sobre os protocolos de comunicações móveis GSM, UMTS (3G) e wireless LAN, adoptados internacionalmente. São sobre a tecnologia que permite aplicar esses standads nos dispositivos móveis, por exemplo, para permitir a transmissão wirelesse de dados, a codificação na transmissão de voz, segurança e encriptação.

    Tendo o iPhone aparecido recentemente parece-me lógico que utilize, em grande parte, tecnologia desenvolvida por outros. O que a Nokia diz é que chegou a acordo com 40 fabricantes para o pagamento de royalties dessas patentes e que andou um ano, antes de ir para tribunal, a negociar com a Apple, sem sucesso. Segundo se diz aqui, esses royalties podem representar 1% a 2% do custo do iPhone e, no pior dos casos, cerca de 12 dólares por unidade.

    Não vejo nesta história nada de especial. Pensando bem, não era possível à Apple criar, de raiz toda a tecnologia necessária ao iPhone, além de que era inventar a roda em algumas. O que aqui há é a habitual guerra de patentes – quem investigou e criou primeiro a tecnologia quer ser compensado, pelo valor mais alto possível. Quem chegou depois e a vai utilizar quer pagar o menos possível pela utilização das patentes.

    Quanto às patentes, concordo que há algumas bastante estúpidas e que não faz sentido pagar por elas, qualquer um chegava à mesma solução para o problema. Agora, há certos desenvolvimentos tecnológicos que custaram rios de dinheiro, pessoal e tempo. Acho que quem investe nesse desenvolvimento tecnológico deve ser compensado. Senão a investigação acabava e ninguém tem nada a ganhar com isso.

    • Antonio says:

      Resumindo e concluindo! Uma empresa cria uma marca de telemóveis com chip de terceiros, software de terceiros, etc. Coisas normalizadas e que se encontram à disposição de todos no mercado. Quantas patentes se violam???

    • Antonio says:

      Uma coisa para mim parece certa. A Apple ao não querer acordo poderá estar convicta que poderá ganhar a causa. A Nokia que recentemente teve os primeiros prejuízos em muitos anos poderá querer ficar com um grão dos 34 biliões de dólares que neste momento a Apple tem em caixa e que pode muito bem investir onde quiser.

    • A friend says:

      @aver

      Obrigado pela info,agora já faz mais sentido algumas coisas que estavam por explicar… como li em alguns sites a falar sobre o GSM, UMTS etc.. tava a achar demasiado ridiculo…pelas razões que disse 😉

      No site que deste:

      “Nokia is not claiming ownership of GSM, UMTS and WLAN per se. The GSM protocol, for example, is an internationally adopted standard based on the work of a Norwegian engineer, Torleiv Maseng.”

      Aqui nesta frase, do site que deste, disse aquilo que disse, como estes protocolos se tornaram standard internacional não tava a fazer sentido eles cobrarem isso como muitos sites assim o indicavam. Depois como o Helder Capelo dizia, eu é que não percebo nada de patentes e sou um ignorante…

      Outra coisa que se fala nos sites também é aquilo que disse inicialmente…A atitude da Nokia está relaccionada com o facto de ter perdido uma grande fatia do mercado, face aos concorrentes.

      Mais uma vez, obrigado pelo link…porque acima de tudo diz aquilo que eu disse e todos me cairam em cima, em relacção a Standard’s Internacionais.

      • A friend says:

        E para os que nunca perceberam o porque da Microsoft ter levado com a União Europeia em cima e até mesmo o Governo dos EUA a uns anos atras, foi precisamente pelo mesmo. O Windows como sempre foi um Sistema Operativo Standard (usado nas escolas, trabalhos, governos, etc…) teve muito dinheiro injectado por parte dos mesmos, e por se terem tornado standard a uns belos anos atras, eles não poderiam monopolizar o proprio sistema, mesmo sendo donos, já que tinham feito grandes acordos com empresas que investiram milhões no Windows.

      • Helder Capelo says:

        Digo e reafirmo. Um gajo(?) que aparentemente não tem mais nada para fazer que passar o dia a googlar na net não descobriu o que de-facto estava em causa na infracção de patentes. Para alguem com tanto tempo livre recomendo-te o http://patft.uspto.gov/

        • a friend says:

          Por mais que explique, tu e meia duzia (ou até são os mesmos com nicks diferentes) não atingem o que escrevo e digo, por isso não há dialogo possivel.

          Poupa letras no teclado. Como te disse antes e volto a sublinhar, não há dialogo possivel com pessoas limitadas, que para além de não saberem trocar ideias, vão buscar coisas sem nexo e distorcem o que aqui se diz. Tu é que tens demasiado tempo livre para perseguir tudo o que escrevo e fazer os outros perderem tempo.

          Quanto ao meu tempo livre, não te preocupes, não me falta nada, as vezes para vos aturar e responder nem paciencia me falta, só para veres… És simplesmente do estilo de pessoas que pensa que tudo sabe e nada sabe, e nem a humildade tem de saber discutir e aprender algo ou mesmo assumir quando está errado. Pessoas assim para mim passam ao lado.

        • JGomes says:

          @Helder Capelo

          aparentemente também tens tempo para responder às respostas dele.

          Ao menos ele está a fazer algo de útil e a pesquisar mais sobre o assunto para melhorar as suas opiniões e aumentar o seu “nível” de cultura, ao contrário de certa gente que gosta de aplicar o seu tempo em fazer criticas pouco ou nada construtivas, senão também cheias de dogmatismo, mas isso já é outro assunto.

          • a friend says:

            Ele e o 3Biz preocupam-se demasiado com o meu tempo livre… como não têm respostas a altura partem para a ignorância, e tentam esconder o fanatismo deles, dizendo que o fanático sou eu…e que tenho demasiado tempo livre (como se isso fosse um dado de extrema importância…)

            Em nada nunca contribuiram para aqui, nem com comentários bons sequer… enquanto eu do meu precioso tempo livre até com artigos para o pplware contribuo, seja Mac, Win ou Linux.

            Mas em fim, para pessoas mentalmente limitadas, por mais que se explique e se tente ter um dialogo, minimamente agradável e respeitoso (mesmo que as opiniões divirjam) é extremamente difícil e por vezes faz-nos cair no básico, o que a melhor solução é ignorar e passar a frente. Não estou aqui para provar a ninguém o que faço, que tempo gasto, ou mudar mentalidades. Estou aqui para aprender e partilhar opiniões e ter discussões recheadas de bons argumentos que são as coisas que me movem para uma boa aprendizagem.

          • Helder Capelo says:

            Dialogo contigo? Tu és um ditador que queres impor as tuas opiniões aos outros e só concordas com aqueles que concordam contigo. Chamas de mentalmente limitado a quem não concorda contigo. Tu é que partes para o insulto gratuito como defesa contra perguntas legítimas. Não vejo nada de positivo que isso traga á discussão.
            E depois ainda escreves essas tretas com ar de santinho a fazeres-te de vitima.
            Se queres mando-te o meu histórico para saberes os sites todos que visito na net seu patético execrável.

  24. ajbadboy says:

    Não acho nada de mais a nokia defender o que foi criado e desenvolvido por eles, estupido mesmo é permitirem patentear certas coisas como os movimentos de dual touch da apple, não inventaram o dual touch mas podem patentear a forma como se usa, isso é mesmo muito estupido, é a mesma coisa que alguém inventar a bola de futebol e depois outro patentear o toque na bola com os pés.

    • A friend says:

      Isso das patentes dos gestos também é outra coisa mal explicada. Não se trata directamente com os gestos que o utilizador faz, mas os gestos que permitem o dispositivo fazer algo em especifico, de forma a tornar o sistema operativo practicamente igual. E não foi só a Apple que patentiou isso, outras marcas o fizeram, igualmente Nokia e Siemens.

      “Indeed, other companies, including BenQ-Siemens and Nokia, have also filed patent applications on a series of gestures and touch applications for multitouch devices”

      Fonte:
      http://www.wired.com/gadgets/miscellaneous/news/2008/02/multitouch_patents

      • ajbadboy says:

        Mas a nokia e a Siemens terem feito o mesmo não muda nada! É estupido seja quem for a fazer, nem que fosse o vaticano! Para isso qualquer dia os teclados são totalmente diferentes, se fossem a patentear tudo o que muda a forma como se interage com o sistema. Em vez de uniformizar tudo para ser intuitivo para todos o que fazem é cada um puxa para si daqui a uns anos quem tiver um sistema e mudar para outro tem de começar mesmo do zero.

        • A friend says:

          Sim de certa forma é estupido, mas o que eles querem evitar são plagios apenas dai patentearem as cenas. Fazem-nos apenas por razões de segurança, caso haja plagio entre marcas. Mas por exemplo, se fores a ver quase todos os multi-touch usam os mesmos gestões e ningume veio reclamar patentes, isto porque não encontraram nenhum plágio. O que eles querem evitar, basicamente, copias fieis uns dos outros, dai existirem estas patentes malucas…

  25. L.Mata says:

    Ninguem se lembra que a MS e a Nokia fizeram um acordo recentemente? Curioso que só destes anos depois do iPhone ter o sucesso que teve a Nokia é que se decide não é?

    🙂

    Aguentate apple 🙂 É que qq dia tb não podes venedr iTretasGay na europa.

  26. ToinJakym says:

    muito bem!
    Grande Nokia =)

  27. Jorge Silva says:

    “A empresa finlandesa de celulares abriu um processo no estado de Dellaware, nos EUA, contra a Apple. Segundo a Nokia, a fabricante do iPhone está infringir há dois anos 10 patentes diferentes da empresa. De acordo o Vice Presidente de Propriedade Intelectual da Nokia, Ilkka Rahnasto, a Nokia investiu mais de 40 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 20 anos.
    As patentes que a Nokia alega que a Apple está infringir são ligadas a funcionalidades como transmissão de dados sem fio, reconhecimento de fala, segurança e criptografia dos celulares. Elas estão diretamente relacionadas ao modo como celulares interagem com tecnologias GSM, UMTS e LAN, fundamentais para o funcionamento dos aparelhos.
    O primeiro modelo de iPhone, lançado em 2007, já infringia tais patentes, bem como todos os modelos lançados depois dele. Rahnasto afirma que “a Apple está a tentar pegar ir as costas da Nokia ao não concordar com os termos apropriados da nossa propriedade intelectual”. O anúncio do processo foi o suficiente para fazer ações da Apple caírem brevemente.”
    Para quem tem dúvidas, aqui fica o meu comentário para certos ignorantes que falam sem conhecimento da causa.

  28. The Duke says:

    Esta história tem mais qualquer coisa, não é assim tão simples. Cheria a esturro e tem a ver com os resultados dos últimos balanços…Porque se a Nokia queria sair-se com esta jogada, já teria saído à muito e não agora…

    A minha empresa vendeu um sistemas para a China e passado uns tempos, os chinocas já estavam a “fabricar” uns sistemas parecidos…Faltavam-lhes lá o core principal, mas na parte mecânica e eléctrica estava quase lá…Agora a minha empresa lacra toda a componente electrónica para evitar estes casos. As patentes nacionais, e internacionais são mt diferentes…

  29. Luís Santos says:

    Não percebo tanta coisa à conta dum telemóvel tão ranhoso como é o iPhone. Sinceramente, aquilo só presta para multimédia. Como telefone – esperto ou burro – deixa muito a desejar.

  30. Bruno says:

    Boas.
    Antes de tudo há valores morais, e nesse aspecto a Noki” ganha muito em relação á Apple, tendo em conta toda a politica ambiental que vem praticando á muito mais tempo que as empresas americanas. Quando dizem que só agora é que a Nokia veio reclamar as suas patentes porque financeiramente está em baixo, está errado, a Nokia já reclama as suas patentes á muito tempo, mas de uma forma amigável sem tentar recorrer a tribunais, estamos mais do que habituados que o dogma capitalista americano seja passar por cima de tudo e de todos, basta olhar para a Microsoft e para a Apple e conhecer um bocado da historia de como cresceram, eles nunca criaram nada compraram ao desbarato quem criou, são meros OLHEIROS da informática, procuram, avaliam e compram, tem marca é sucesso!
    Por isso não se iludam, mesmo sem saber grande coisa do assunto a Nokia sendo esta finlandesa é quase sempre garantia de honestidade e integridade isto porque faz parte dos valores morais daquele povo, já o mesmo não o posso dizer dos americanos…

  31. Kito says:

    Acho muito bem, espero até que a apple aprenda um bocado e a inovar de outra forma. Ter dinheiro para propaganda não significa ter os melhores produtos nunca significou. Faz-me lembrar a coitada da neonode a ver o toutch ser proliferado por todo o lado sem poderem fazer nada.

    Agora a apple apanhou uma empresa à altura.. já era tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.