Dentro de alguns dias, a Nokia irá fazer a sua apresentação no MWC (Mobile World Congress) e é esperado o primeiro smartphone da empresa com o sistema operativo Android.
Este equipamento já é esperado há muito tempo e teve mesmo direito a um “codename” ou nome de código, chamaram-lhe Normandy. O smartphone deverá ser equipado com uma variante do sistema operativo da Google, o Android, mas com a mesma interface de utilizador do Windows Phone, tal como conhecemos nos mais recentes smartphones da Nokia.
Não há ainda certezas sobre o que será apresentado, até porque já surgiram rumores (vindos de fontes próximas da empresa) que poderá ser o sistema operativo mobile da Microsoft mas com acesso à loja de aplicações do Android.
Agora, um dos perfis de Twitter dos @evleaks, que costumam ser responsáveis por lançar várias informações internas de várias empresas do sector tecnológico, publicaram uma série de imagens do nome real que a Nokia está a atribuir a este novo modelo com Android. É chamado de Nokia X e as suas especificações também saíram para o público mais cedo do que é esperado.
Nokia X. pic.twitter.com/meA05ALusT
— @evleaks (@evleaks) 17 fevereiro 2014
Espera-se um modelo mais fraco, vocacionado para o mercado de baixo custo, com uma câmara de 5MP e 4GB de memória interna, talvez para preparar os consumidores a esta não esperada reviravolta da Nokia, que foi adquirida recentemente pelo principal responsável do seu sistema operativo actual, a Microsoft.
Nokia X: Snapdragon (1GHz x2), 4″ WVGA, 512MB/4GB (+microSD), 5MP, 1500mAh, Android apps from Nokia Store + 3rd-party stores. Six colors.
— @evleaks (@evleaks) 14 fevereiro 2014
Várias fontes referiram que este modelo já estava em desenvolvimento muito antes da aquisição da empresa finlandesa pela gigante Microsoft e que esta aposta servirá para impulsionar a Nokia, que ainda atravessa um período complicado. Pelo que podemos ver, a aposta para dar a volta à crise poderá ser uma oferta ao mercado com vários sistemas operativos nos seus smartphones.
Este novo smartphone será um modelo que marcará a Nokia, facto que se nota pelo segredo em que está envolto o projecto, até mesmo no lugar que ocupa na MWC, onde será apresentado ao mundo o Nokia X.