Pplware

Nokia é a marca que mais rapidamente atualiza os seus smartphones

Uma das grandes preocupações dos utilizadores de smartphones prende-se com as suas atualizações. Infelizmente, no universo Android, são ainda muito poucos os modelos que recebe as atualizações de segurança e de sistema operativo a tempo e horas… quando chegam a atualizar.

No entanto, há algumas marcas que se destacam e o facto da Nokia ter abraçado o projeto Android One parece ter sido uma aposta certeira. Quase 96% dos smartphones Nokia, vendidos desde o terceiro trimestre de 2018, já funcionam com Android Pie ou foram atualizados com Android Pi.


Nokia, a rainha das atualizações de smartphones

Um recente relatório Counterpoint Research, intitulado “Software and Security Updates: The Missing Link for Smartphones”, revelou alguns dados curiosos quanto às atualizações de smartphones por marca. Daqui o destaque vai claramente para a Nokia, com grande parte dos seus smartphones a pertencerem ao programa Android One. A marca tem quase 96% dos seus smartphones, vendidos desde o terceiro trimestre de 2018, atualizados já com Android Pie.

Além da Nokia, a Lenovo também se destaca na lista de modelos analisados. Contudo, todas as outras marcas parecem ser lentas demais a disponibilizar as atualizações de segurança e software necessárias aos seus utilizadores.

Claramente, a manutenção do software e segurança atualizados é importante para garantir que os consumidores continuem a desfrutar de um bom rendimento e da maior segurança durante todo o tempo em que utilizam o seu dispositivo. Tempo este que tende a ser cada vez maior.

 

Pouca atenção dada às atualizações

Para destacar as conclusões do relatório, Peter Richardson, diretor de investigação, referiu:

As atualizações do sistema operativo e a segurança são um aspeto dos smartphones Android que recebem relativamente pouca atenção.

Segundo a nossa experiência em investigação do setor, verificámos que poucas marcas se centram nesse tema. E, como provavelmente, os fabricantes não falam nisso, o conhecimento sobre o assunto por parte dos consumidores é escasso e não surge entre as dez funcionalidades que mais interessam aos consumidores, como aparece refletido na nossa pesquisa.

Não surpreende, por isso, que os principais fabricantes se esforcem apenas na altura das atualizações periódicas do sistema operativo e de segurança dos dispositivos, apesar de ser um fator crítico para garantir o funcionamento seguro dos smartphones.

De referir que muitas das principais funcionalidades, incluindo a duração da bateria, o processador, a câmara e a memória, estão relacionados ao desempenho do sistema operativo subjacente.

Quota da versão Android para os 10 principais fabricantes (vendas totais)

Entre os 10 principais fabricantes de smartphones, quase 96% de smartphones Nokia vendidos desde o terceiro trimestre de 2018 já funcionam com Android Pie ou foram atualizados com Android Pie. A Samsung surge a seguir à Nokia com 89% e a Xiaomi com 84%. Segundo o relatório, a Xiaomi tem sido capaz de assegurar que os seus produtos de gama média são lançados com a última versão de Android.

Um grande número de fatores contribui para a distribuição de atualizações de software, mas algumas marcas colocam muito mais esforço para reduzir o tempo entre o lançamento da última versão de Android e a distribuição de atualizações em todos os seus smartphones. Apenas algumas marcas se comprometem a que os seus smartphones funcionem sempre com a última versão.

A Nokia foi a marca mais rápida na altura de distribuir as últimas atualizações de software, já que abrangeu 94% do seu portefólio de dispositivos um ano após o lançamento da última versão de Android

Topos de gama lideram

Tempo que os 10 principais fabricantes necessitam para atualizar os seus portefólios com a última versão de Android

Segundo o Research Analyst Abhilash Kumar, os dispositivos de gama alta são os que mais frequentemente são atualizados em primeiro lugar. Mas ter o software mais atualizado é importante quer para produtos de gama média e baixa como para os dispositivos de gama alta.

Por isso, foi analisado o rendimento dos fabricantes no momento de atualizar o software em todas as gamas de preços. Neste estudo, a Nokia destaca-se, novamente, como a marca que com maior frequência atualiza todo o seu portefólio com maior rapidez.

A Xiaomi e a Lenovo também surgem em posições de destaque. Marcas como a Alcatel e a Tecno são as que ocupam as posições mais baixas.

Isto acontece porque estas marcas têm portefólios muito abrangentes, com a maioria dos dispositivos abaixo dos 200 euros, e o ciclo de vida dos seus modelos tende a ser mais curto. Os seus produtos passam da fase de lançamento ao final do ciclo em apenas seis meses, o que significa que há menos incentivo em proporcionar atualizações a longo prazo.

O seu smartphone Android está atualizado?

Exit mobile version