Numa altura em que Portugal as operadoras vão tendo alguns pacotes que permitem já ter 1 Gbps de download, a Nokia informou recentemente que já está a trabalhar numa técnica que irá permite transferência de dados a 1Tbps através de fibra óptica.
A Nokia ,em parceria com a Telekom T-Labs e a Universidade Técnica de Munique estão a trabalhar numa técnica que irá permitir que uma fibra óptica possa transmitir dados a 1 Tbps. Baptizada já com o nome Probabilistic Constellation Shaping (PCS), esta nova técnica/tecnologia permitirá novos projectos e soluções.
To guarantee a high customer experience for future services we need optical transmissions with increased capacities, reach and flexibility over deployed fiber infrastructures. Deutsche Telekom provides a unique network infrastructure to evaluate and demonstrate such highly innovative transmission technologies for example
Já no passado a PT Portugal e a Alcatel-Lucent protagonizaram uma sessão pioneira a nível mundial, ao garantir a primeira ligação a um terabit por segundo (1Tb/s) sobre uma rede de fibra óptica já existente e numa extensão de mais de 500km.
A ligação foi feita sobre um par de fibras ópticas já existente na rede de produção da PT Portugal e, de forma a suportar a capacidade de 1Tb/s, recorreu a técnicas de modulação eficiente (enhancement Digital Signal Processing e Coherent Detection), que permite reduzir a latência em 20%, e às tecnologias Flexgrid (Flexible grid) e Superchannel que introduzem uma maior eficiência espectral, aumentando a capacidade da rede assim como a largura de banda disponível no core da mesma.
Tal como o projecto da PT e da Alcatel, a tecnologia agora anunciada pela Nokia está ainda em testes. Não há informações de quando chegará ao mercado.
Para se ter uma ideia do desempenho, esta tecnologia permitirá comunicações mil vezes mais rápidas comparativamente à Google Fiber. Com comunicações a 1Tb/s seria também (teoricamente) possível fazer o download de todas as series da Guerra dos Tronos, em HD, em apenas um segundo.