Pplware

NodeMCU: Como ligar esta placa a uma rede Wi-Fi?

Hoje em dia existem no mercado diversas plataformas de desenvolvimento direcionadas para os mais diversos tipos de projetos. Para o segmento da internet das coisas a família Arduino oferece várias soluções mas a plataforma de desenvolvimento que destacamos hoje é a NodeMCU ESP-12E.

Depois de ensinarmos como configurar o Arduino IDE e de ensinar a ligar/desligar o LED, hoje vamos aprender como ligar esta pequena placa à Internet, através de uma rede Wi-Fi.


A NodeMCU é uma pequena plataforma de desenvolvimento open source direcionada para o desenvolvimento de projetos no mundo da Internet das Coisas. Esta pequena mas poderosa placa vem com um microcontrolador ESP8266 (da Espressif Systems) que oferece suporte nativo para redes Wi-fi com as normas 802.11 b/g/n.

Como ligar a NodeMCU a uma rede Wi-Fi?

Ligar esta pequena placa a uma rede sem fios é algo relativamente simples. Para tal basta que abram o Arduino IDE e usem o seguinte código:

Explicação do código

De uma forma muito simples, alterem o parâmetro NOME_REDE para o nome da vossa rede e em PASSWORD_REDE indiquem a password da vossa rede. Esses dados são guardados nas variáveis ssid e password. Criamos também a variável wifiStatus para registar o estado da ligação.

Depois através da função WiFi.begin(ssid, password) iniciamos a ligação à rede Wi-Fi indicada. Quando a placa estiver ligada (estado = a WL_CONNECTED, é apresentada a informação que já se encontra ligada à rede Wi-Fi e também o endereço atribuído.

E está feito. O código é de simples compreensão e, pelo que testamos, é bastante estável. Com internet nesta pequena placa são vários os projetos que podemos desenvolver. Temos já em marcha alguns que apresentaremos em breve. Até ao próximo tutorial.

Exit mobile version