A Nikon é uma das grandes marcas de referência no mundo da fotografia. Mas nem os melhores estão livres de cometer erros e a Nikon tem vindo a ser alvo de alguma sátira no mundo das redes sociais depois de premiar uma fotografia, resultado de uma edição bastante fraca feita por um “artista” chinês.
É comum marcas como a Nikon desenvolverem concursos informais de fotografia no mundo inteiro e foi isso mesmo que a marca fez recentemente. A Nikon premiou uma fotografia de um chinês, Yu Wei, através da sua página no Facebook, onde refere, na descrição da foto, que Yu Wei captou o voo de um avião por acaso, enquanto subia umas escadas. Com esta foto, o vencedor iria receber uma mala trolley da Nikon.
A imagem poderia ser um bom registo e merecedora do prémio, fosse o chinês ter captado mesmo um avião ao acaso, ao invés de ter feito uma manipulação da mesma através do Photoshop, ainda por cima de uma forma tão descarada e perceptível aos olhos dos mais leigos.
A criatividade surge na Internet
Depois desta premiação da Nikon, foram muitas as imagens que surgiram pela Internet a parodiar a situação. Muitas destas montagens, sim, mereciam um prémio pela criatividade!
Nikon reconhece o erro
Depois de tantas críticas a Nikon eliminou a publicação e admitiu o erro, afirmando que as regras e supervisão dos passatempos iam ser revistos. Na mesma declaração a Nikon ainda congratula a criatividade de todos aqueles que pegaram na imagem original e a transformaram.
At the same time, we welcome the funny and witty entries being shared in response to our recently awarded image. It’s with joy that we acknowledge that the global photography and image community is alive and thriving. We thank you for the numerous spontaneous contributions and encourage everyone to keep the imagination alive.