Pplware

NHSbuntu: O Ubuntu que quer substituir o Windows na Saúde

O mundo tecnológico está a mudar e o open source tem sido o caminho escolhido por muitos, nas mais diversas áreas. Em termos de sistemas operativos o Windows continua a ser o mais usado em todo o mundo mas há projetos que têm como objetivo oferecer uma alternativa credível, segura e eficiente.

Hoje vamos saber mais sobre o projeto NHSbuntu cujo objetivo é que seja usado na área da saúde.


Um grupo de entusiastas britânico do mundo linux adaptaram o GNU/Linux Ubuntu e criaram o NHSbuntu, uma distribuição com as características necessárias para ser usado no serviço nacional de saúde britânico (national health service – NHS). De acordo com os responsáveis, esta distribuição é segura, rápida, grátis e oferece toda a liberdade necessária dentro de um sistema operativo.

Conheça melhor o NHSbuntu

Numa apresentação públicaRob Dyke revelou que o principal ponto forte desta distribuição é o facto de garantir a melhor segurança da informação isto porque tem ativa, por omissão, vários mecanismos de segurança. Além disso esta distribuição é LTS, uma vez que é baseada no Ubuntu 16.04 LTS e também pode ser usada em múltiplos cenários, podendo ser usada por médicos, laboratórios, em quiosques do hospital, etc.

You can ask clinical systems suppliers to update legacy systems for modern browsers and operating systems, and hope you can afford it. You can also ask for some more money from NHS England.

Rob Dyke

Destaque ainda para o facto de ter vários serviços que podem facilmente ser associados aos já usados no serviço nacional de saúde.

E em Portugal…será que este projeto faria sentido?
Exit mobile version