Pplware

Nexus TV – O Set-Top Box da Google pode estar para breve

Por Daniel Pinto para o Pplware

Uma das questões que mais se tem colocado desde há duas semanas para cá é: Quais as tendências tecnológicas para 2014?

É possível interpretar alguns dos indícios daquilo que serão as novidades em 2014, uma dessas novidades será a TV por streaming. Ao que parece os planos da Google para entrar no mercado da televisão via streaming continuam a grande velocidade. Segundo os mais recentes rumores, em breve poderemos assistir ao nascimento da Nexus TV, o que pode ser a evolução natural de todas as iniciativas anteriores do grande G neste segmento.

Em 2010 tivemos o lançamento da Google TV, uma plataforma de Smart TV desenvolvida em parceria com a Intel, Sony e Logitech. Em 2013, assistimos à apresentação do Chromecast, um pequeno dispositivo USB que permite a visualização de conteúdos por streaming. Os dois sistemas integram-se nas TV’s transformando-as em centros multimédia que nos permitem ver ficheiros de vídeo, imagem, música e utilizar também aplicações.

Agora, a empresa dirigida por Larry Page está a pensar (ao que tudo indica) em revitalizar estas soluções, através de um novo produto com a marca Nexus. Segundo informações do The Information, este novo dispositivo com a devida integração dos serviços da Google, poderia oferecer a conectividade necessária a qualquer TV, melhorando a compatibilidade com dispositivos previamente lançados, incluindo um sensor de movimento, tal como podemos assistir neste momento com as consolas de jogos.

Estas novas melhorias focam-se no utilizador permitindo, por exemplo, controlar a televisão através do movimento dos nossos braços (tal como assistimos em algumas marcas com Smart TV).

Um serviço de TV que poderá trazer unificação de vários serviços Google

Para além disto, a Google poderá estar a pensar em potencializar a marca Nexus, ao fazer com que todos os dispositivos da linha (smartphones e tablets) consigam ligar-se ao novo hardware multimédia, que terá o lançamento planeado para a primeira metade de 2014. Por outro lado, o suposto Nexus TV não terá a capacidade de realizar transmissões tradicionais de conteúdos (sintonizar TV), uma vez que o uso da Internet será 100% obrigatório.

Será o Nexus TV o produto Google líder para 2014?

A Google é apenas mais uma marca a tentar entrar (e dominar) este sector de mercado. Vai ter de concorrer com marcas como a Asus, Apple, Roku e até mesmo com as novas consolas de jogos como a Xbox One que nos permite ver TV e conteúdos de vídeo pagos directamente na consola de jogos ou até com a Amazon que parece estar a planear o seu próprio serviço de TV por streaming (já começaram pelo Amazon LOVEFiLM.

A notícia não passa de rumores e a resta-nos aguardar e ver o que a Google nos reserva para o novo ano. Algo de bom deve sair de Mountain View.

Exit mobile version