A afirmação é do ex-CEO da Motorola.
O Nexus 6 é neste momento o smartphone de topo da Google. É o telefone que representa o que de melhor se adapta ao Android Lollipop e que tem o hardware mais ajustado.
Concentram em si várias novidades e várias funcionalidades únicas, mas deixou de fora uma funcionalidade que começa cada vez mais a ser vista, inclusive no mundo Android. Falamos do leitor de impressões digitais.
As características de hardware do Nexus 6 seguem a mesma linha dos modelos anteriores e representa o hardware mais equilibrado e ao mesmo tempo o que melhor performance dá aos utilizadores.
Recheado de funcionalidades únicas e características próprias, inaugurou uma nova medida de ecrã na linha Nexus, com as suas 6 polegadas, o que é mais uma excelente novidade nesta família de smartphones.
Mas a Google e a Motorola deixaram de fora uma característica que esta a ser cada vez mais vista nos equipamentos de topo das diferentes marcas.
A leitura de impressões digitais é a funcionalidade que está em falta e que muitos esperariam que estivesse presente no Nexus 6.
Nunca foi apresentada uma razão para essa ausência, mas surgiram agora as primeiras informações sobre a verdadeira razão da sua ausência no Nexus 6.
Segundo Dennis Woodside, antigo CEO da Motorola, na altura em que a Google controlava a empresa, afirmou numa entrevista que a única causa para o Nexus 6 não ter presente um leitor de impressões digitais se deve à Apple.
A afirmação pode parecer pouco lógica mas está relacionada com o facto de Apple ter um verdadeiro monopólio no que toca ao acesso a esta tecnologia. A empresa Authentec é actualmente a mais importante nesta área e é propriedade da Apple.
A exclusividade que impôs ao principal fabricante deste tipo de tecnologia acabou por deixar para a Google e outros fabricantes apenas a segunda opção existente no mercado.
Ao ter disponível apenas a segunda opção e depois de serem realizados testes exaustivos pela Motorola, a conclusão foi de que essa opção não era suficiente boa para ser colocado nos equipamentos Nexus.
O facto desta mesma tecnologia estar também disponível para a concorrência acabou também por ser um factor de decisão.
Esta decisão de remover o leitor de impressões digitais acabou por ser tomada já numa fase bastante adiantada do projecto de construção do Nexus 6, razão pela qual este smartphone tem presente na sua parte posterior uma zona côncava, que seria dedicada a este leitor.
Não é por isso estranho se numa próxima versão do Nexus 6 este passe a ter presente um leitor de impressões digitais que iria aumentar o nível de segurança física que o Lollipop e o Android oferecem.
Não sendo apenas um dos maiores players no mundo da criação e venda de smartphones, a Apple está também a condicionar os desenvolvimentos da concorrência, obrigando-os a criar as suas próprias soluções.