Pplware

Netflix salta do streaming de filmes e séries para os jogos – E3 2019

A figura dominante no streaming de filmes e séries marcou agora uma nova posição. Ainda que sejam apenas os primeiros passos, mostram-nos uma faceta da empresa até agora desconhecida. A Netflix tomou a E3 2019 de assalto com o anúncio do Stranger Things: The Game. Será o primeiro de muitos jogos!

O futuro da empresa passará não só pelo streaming, mas também pelo mundo do gaming.


Tal como o coloca a Bloomberg, é o passo óbvio. A Netflix sabe “ler” a sociedade e, da mesma forma que fez cheque-mate aos tradicionais pacotes de TV, sabe que o gaming é uma indústria em franco crescimento, sem qualquer sinal de saturação. Assim, percebe-se rapidamente a decisão desta empresa.

O próximo e óbvio passo da Netflix

Com efeito, o mercado e toda a indústria dos jogos fez circular mais de 40 mil milhões de dólares no último ano. Colocando estes valores em perspetiva, é uma quantia superior ao gasto pelos consumidores em bilhetes de cinema durante o mesmo período, em todo o globo.

Perante este enquadramento, a empresa, famosa pelo seu serviço de streaming e séries, está a aventurar-se nesta nova área. No entanto, este é apenas um de vários setores de diversificação e investimento na agenda da Netflix. Num futuro próximo, contamos com a divulgação de outras metas e áreas referidas supra.

 

 

Entretanto, na passada quarta-feira (12), a Netflix deu a saber que estava a desenvolver o jogo Stranger Thing: The Game. É a terceira aposta da empresa neste segmento e será desenvolvido em parceria com o estúdio Next Games. Já de acordo com a própria, o título chega em 2020 a várias plataformas.

A Netflix revelou os seus planos na E3 2019

Contudo, temos novidades já prometidas para o dia 4 de julho. Coincidindo com um dos feriados mais importantes dos EUA, a Netflix estreará não só a 3.ª temporada da série, mas também o terceiro jogo para várias plataformas, incluindo a Nintendo Switch. As datas foram avançadas na sua keynote na E3 2019.

Estamos à procura de oportunidades que permitam expandir o universo destes filmes e séries para outros meios. Para mim, era perfeitamente óbvio que devíamos fazer isso através dos jogos. Estas foram as palavras de Chris Lee, diretor do departamento de jogos da Netflix.

Pouco depois da estreia da primeira temporada de Stranger Things, apercebemo-nos que isto era um autêntico fenómeno. Foi a nossa primeira produção de produtos e merchandise baseado numa das nossas séries. Nunca tínhamos feito nada desse género.

 

https://twitter.com/Stranger_Things/status/1135912841356013569

 

A transição do streaming de filmes e séries para o mundo dos jogos será gradual. Ao que pudemos apurar, a Netflix quer que os jogos serviam como expansão natural do universo das suas séries. Assim sendo, os próximos títulos darão aos fãs destes conteúdos a oportunidade de aprofundar as suas áreas de interesse.

Dos streaming de filmes e séries ao mundo dos jogos

Sendo, portando, uma expansão e reforço de todo o universo cinematográfico das suas produções, a primeira franquia está já bem definida. Com dois títulos já disponíveis, o próximo capítulo estreará no mesmo dia que a 3.ª temporada. Desse modo, o Stranger Things estará certamente nas tendências.

Ao propósito, ficamos a conhecer já algumas das personagens do terceiro jogo. Alguns detalhes e curiosidades que foram reveladas durante o certame E3 2019. O excerto da entrevista pode ser visto no vídeo publicado pelo perfil oficial do jogo na rede social Twitter:

https://twitter.com/st_thegame/status/1138895847444439047

 

Além da empresa líder no streaming de filmes e séries, também a Nintendo deu a conhecer um novo jogo de temática similar. O título baseia-se no filme Dark Crystal (1982) e será agora adaptado para uma nova série produzida pela Netflix. Apelidada de Dark Crystal: Age of Resistance, a série estreará em agosto.

Do grande ao pequeno ecrã, com a qualidade Netflix

Ao que tudo indica, a Netflix manterá uma estreita relação com as produtoras de jogos. Desse modo, certificar-se-á que o mesmo nível de qualidade dos seus filmes e séries, está assegurado neste novo formato. Ao mesmo tempo, estreitará laços com gigantes do mundo gaming como a Nintendo.

Em seguida temos também o vídeo trailer com uma amostra da próxima série. Um mesmo universo, explorado no grande ecrã e expandido no pequeno ecrã (jogo). Assim, se os fãs gostarem de uma série, poderão ficar ainda mais interessados no jogo, e vice-versa.

 

Há, efetivamente, um enorme potencial de polinização cruzada entre a indústria dos jogos e a indústria dos filmes e séries. Explorando todos os tipos de entretenimento e criando novas oportunidades para os fãs. Ao propósito, de acordo com a Fortune, esta será a aliança perfeita entre Silicon Valley e Hollywood.

Uma série original e um programador entusiasta

Ainda de acordo com as declarações de Chris Lee no decurso da E3 2019, são necessários dois ingredientes para esta “receita”. Em primeiro lugar, é necessário material original, uma série ou filme rico em conteúdo distinto. Em seguida, é necessário encontrar um programador de jogos igualmente entusiasta.

Desse modo, é possível transpor a magia criada no grande ecrã para a indústria dos jogos. “Mantendo sempre o conteúdo autêntico e fiel à história”. O objetivo último sendo sempre a criação de novas oportunidades de entretenimento para os fãs e utilizadores da Netflix.

Por fim, a Netflix não revelou outros planos além do universo Stranger Things e The Dark Crystal. Ainda assim, é um primeiro passo, firme, rumo a uma nova direção.

https://twitter.com/NXOnNetflix/status/1113441105184415745?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1113441105184415745&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.altpress.com%2Fnews%2Fstranger-things-eleven-evolution%2F

Exit mobile version