Com a proliferação e disseminação dos dispositivos móveis temos cada vez mais recursos disponíveis para podermos usar para nosso proveito. Por essa razão os sistemas operativos móveis têm mais funcionalidades e são os nossos ajudantes no dia-a-dia.
A Google tem investido em funcionalidades úteis para os utilizadores do Android, sempre procurando que toda a informação necessária esteja sempre acessível e que seja apresentada no momento certo.
A mais recente funcionalidade que se aproxima chama-se Nearby e vai permitir que o Android possa alertar o utilizador para determinados acções em função da sua localização.
O Android já pode usar a localização dos utilizadores para algumas funcionalidades, mas sempre numa perspectiva unidireccional, alertando ou reagindo apenas em função do local.
Com o Nearby esta capacidade vai ser aumentada, passando o utilizador a estar localizado e disponível para interagir com outros utilizadores e até com vários serviços.
A descrição do Nearby revela bem qual o propósito da Google ao criá-lo, pretendo que a interacção entre os utilizadores do Android e o resto do mundo seja uma realidade.
Nearby lets you connect, share, and do more with people, places, and things near you.
When Nearby is turned on for your account, Google can periodically turn on the mic, Wi-Fi, Bluetooth, and similar features on all your current and future devices. Google+ and other Google services need this access to help you connect, share, and more.
When you turn on Nearby, you’re also turning on Location History for your account and Location Reporting for this device. Google needs these services to periodically store your location data for use by Nearby, other Google services, and more.
Foi o site Android Police que o apresentou como uma certeza, e não um simples rumor, que vai chegar muito em breve, provavelmente com uma actualização que irá ser feita ao Google Play Services.
O Nearby será a incorporação dentro do Android da várias das compras que a Google tem feito ao longo dos últimos tempos, sempre associadas com a partilha de informação entre dispositivos e também de localização destes.
Claro que as questões da privacidade dos utilizadores vão surgir e que vão ser debatidas. Para evitar essa problemática, a Google dará a possibilidade aos utilizadores de definir com quem pretendem partilhar a sua localização ou até se sequer a querem activa.
As potencialidades que o Nearby tem são imensas e de certeza a Google saberá aproveitá-las. A capacidade de nos “anunciarmos” num espaço abre portas a muitas acções automáticas, apenas resultado de “estarmos” presentes, através do nosso Android.
Será interessante ver como os espaços comerciais poderão dar aos utilizadores acesso a promoções ou a informações exclusivas, mas também ver o Nearby a ser usado para a interacção entre utilizadores ou, simplesmente, para que o nosso Android possa reagir em função da nossa localização e interagir com sistemas de domótica ou de controlo de outros dispositivos.