Por Rui Oliveira para o PPLWARE
Por estes dias a Mobile World Congress (MWC) está no centro mundial do que melhor se faz em comunicações móveis. Esta conferência de renome além de apresentar as principais novidades que irão marcar o mercado nos meses seguintes, geralmente premeia os melhores dispositivos que neste último ano chamaram mais à atenção, não só aos consumidores, mas também aos principais especialistas tecnológicos.
Este ano a Apple e a Samsung mais uma vez eram as favoritas. Mas se a história parecia se repetir para a empresa de Cupertino, desta vez a Samsung conquistou mais galardões.
A Samsung é a principal vencedora deste ano dos prémios da MWC. Na categoria de melhor smartphone GSMA o Samsung Galaxy S II conquistou o galardão que no ano passado pertenceu ao iPhone 4. Na categoria de fabricante OEM do ano, a Samsung arrebatou este ano o prémio, sucedendo à Apple.
Contudo, a Apple não sai de mãos a abanar este ano da conferência de comunicações móveis a decorrer actualmente em Barcelona, já que o iPad 2 foi considerado o melhor tablet de 2011. Nesta categoria o júri decidiu por unanimidade, referindo-se ao tablet da Apple como um dispositivo que “definiu o mercado de tablets e dominou as vendas”.
Ao contrário da Apple nem tudo tem corrido de feição para os seus principais rivais neste mercado, nomeadamente a Samsung, que através de um representante, referiu que as vendas dos seus tablets estariam um pouco aquém das suas expectativas. E como se espera que iPad 3 seja anunciado brevemente a pressão para os rivais da Apple vai aumentar ainda mais.
No geral a Samsung merece rasgados elogios do júri, referindo-se à empresa a propósito da justificação de melhor fabricante, como tendo tido um “sucesso numa gama variada das comunicações móveis, conseguindo suplantar a concorrência num mercado bastante competitivo”. Quanto ao galardão para o Samsung Galaxy S II, a justificação do júri deve-se o enorme sucesso de vendas (300 milhões de vendas até Dezembro de 2011) e o facto de em todos os itens ter superado os seus rivais no segmento de Android, mostrando também a maturidade do ecossistema.
Os prémios deste ano da MWC reflectem a tendência de mercado. Por um lado, os smartphones Android assumiram uma preponderância bastante relevante no seu segmento, assumindo-se como alternativas bastante viáveis ao iPhone. Contudo no segmento dos tablets, é claro o domínio que o iPad 2 tem e as dificuldades que o Android tem tido em penetrar neste mercado.
Teremos que esperar até ao próximo ano, para verificar se a tendência de mercado poderá ou não modificar com as novidades deste ano, nomeadamente a introdução do iPad 3, novos tablets Android e a introdução no mercado dos primeiros tablets com Windows 8.[via]