MUNCH é um projeto de Finanças Descentralizadas (DeFi) que aplica uma taxa de transação de 10% para comprar ou vender o token MUNCH. Essa taxa de transação é então dividida, sendo 5% redistribuídos para outros detentores do token e 5% convertidos automaticamente para a Ethereum (ETH) e doados para instituições de caridade.
Com apenas duas semanas de transações, desde o seu lançamento, que já foi doado mais de um milhão de dólares à organização GiveWell.
MUNCH é um projeto DeFI, iniciado pelo português Rodrigo Silva, depois de ter identificado uma falha crítica noutros projetos de criptomoeda com um modelo de doação. Em vez de recolher doações no token nativo, o MUNCH encaminha a percentagem a ser doada noutro token mais estável (como a ETH). Desta forma, é garantida que a quantia dedicada à doação, quando elevada, não destabilize o token nativo nem a própria doação perca valor.
O MUNCH permite que os investidores desviem e distribuam parte dos seus investimentos para causas que deles necessitam. Devido à natureza imutável do blockchain, todas as transações podem ser rastreadas e verificadas para garantir que sejam recebidas na íntegra pela instituição de caridade.
MUNCH doou $1 milhão em apenas duas semanas
O projeto que iniciou apenas há 15 dias está a ser desenvolvido não só por Rodrigo Silva, mas por mais 7 pessoas com experiência em tecnologia, negócios e criptomoedas.
https://twitter.com/MunchToken/status/1387534430026207238
Nestas duas semanas, o MUNCH pode ser já considerado um caso de sucesso, tendo ultrapassado o valor de 1 milhão de dólares para doação. Associado ao projeto está, neste momento, a organização norte-americana GiveWell e é a comunidade envolvida que vai escolher os projetos para onde o dinheiro será alocado:
- Fundo de Impacto Máximo da GiveWell
- Programa sazonal de quimioprevenção da malária do Malaria Consortium
- Fundação Contra a Malária
- Novos incentivos
Ficámos completamente impressionados com a reação da comunidade. Isto prova que todas as pessoas querem que os seus sistemas e serviços financeiros trabalhem para todos.
|Referiu Rodrigo Silva, CEO da MUNCH.
Qualquer que seja a causa específica escolhida, os fundos doados pelo MUNCH darão à GiveWell a oportunidade de ter um grande impacto na vida das pessoas, prevenindo doenças potencialmente mortais e melhorando o seu bem-estar.
O projeto MUNCH permitirá ainda que a comunidade selecione a instituição de caridade para alocar a próxima rodada de fundos de doação. Neste momento, já são várias as opções a serem avaliadas e verificadas para serem levadas então à votação por parte da comunidade.
Se continuarmos a crescer a este ritmo, estaremos a doar milhões todos os meses. Isto mostrou-nos que as coisas podem ser feitas de forma diferente e que cada pessoa pode ter impacto.
|Conclui Rodrigo Silva.