A controvérsia sobre os pagamentos via MB WAY ainda continuam, mas os bancos querem ir mais longe! Além do MB WAY os bancos querem que os clientes paguem as transferências que são realizadas via Multibanco.
O Banco de Portugal (BdP) já reagiu e diz não concordar com tal medida.
A Instituição liderada por Carlos Costa não concorda com o pagamento de operações nas caixas automáticas, revela o Correio da Manhã. Depois de alguns banqueiros defenderem que “não é justo” que não sejam cobradas taxas nestas (via Multibanco) operações”, o BdP veio agora dar a conhecer a sua posição.
De relembrar que Miguel Maya, presidente-executivo do BCP, tinha referido que “Estamos na união bancária ou em Portugal? (…) A minha opinião não é se deve ser pago ou não deve ser pago. Deve ser que na união bancária haja as mesmas regras“. O bancário defende, no entanto, que “Não nos passa pela cabeça que seremos capazes de mudar as regras nesta matéria“.
O Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, garantiu recentemente, numa entrevista à TSF, que a lei não iria mudar e que os bancos não estão autorizados a fazer cobranças por transferências, levantamentos, pagamentos ou outros serviços providenciados pela rede Multibanco.
Ao contrário do MB WAY, a utilização do Multibanco não deverá ter mesmo qualquer tipo de cobrança.