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Multibanco: Cuidado ao fazer pagamentos, há uma novidade

Em Portugal é normal o consumidor ir às comprar e pagar com o cartão de débito. No acto de pagamento, via multibanco, é-lhe solicitado que confirme o valor e introduza o PIN para confirmar o pagamento. Mas, desde o início deste mês, este método mudou e “poderá prejudicar a sua carteira”.

Sabe que pode estar a pagar as suas compras por cartão crédito e não de débito?

No início deste mês entrou em vigor uma nova norma que vem complicar um pouco os pagamentos por multibanco. Se reparar há já em muitos locais um novo passo a dar na hora de pagar a conta. Por isso fique atento pois terá que escolher o modo pagamento.

No terminal multibanco terá como opção pagar com cartão de crédito ou o tradicional cartão bancário de débito. Esta opção poderia não ter qualquer impacto se não houvesse custos extra associados, mas é importante confirmar que de facto não os há!

 

Mas que opção aparece predefinida?

A opção que as máquinas trazem por predefinição é o pagamento por crédito. A explicação refere que é pelo facto de se tratar da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente, mas isto tem levado a que alguns consumidores optem, sem dar fé, por este meio de pagamento.

Estas alterações têm sido feitas de acordo com uma regra europeia sobre pagamentos com cartões e esse regulamento prevê que as mudanças não tenham associados quaisquer custos para os consumidores. No entanto, segundo a SIC, a Deco já recebeu vários pedidos de esclarecimento por parte de consumidores que pagaram por este meio sem serem informados, o organismo diz estar atento à situação.

 

Actualização 21/06/2016:

Esclarecimento: Alteração nos Pagamentos com cartões electrónicos

No seguimento de algumas notícias sobre as alterações que ocorreram no pagamento com cartão bancário nos comerciantes, a SIBS informa que:

– Esta alteração decorre de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões (Regulamento UE 2015/751 de 29 de abril de 2015) e foi, portanto, implementada pela SIBS na Rede MULTIBANCO.

– De acordo com o regulamento, sempre que um cartão de pagamento disponibiliza várias marcas de pagamento, como acontece com uma parte significativa dos cartões emitidos em Portugal (os quais integram simultaneamente a marca MULTIBANCO e uma outra marca internacional), o seu titular passa a ter a possibilidade de escolher, no próprio terminal, a marca que pretende utilizar para efetuar aquele pagamento específico.

– O pagamento a crédito só será efetuado caso o cliente utilize um cartão com esta modalidade para efetuar a operação.

– Caso o cartão seja de débito, a operação será sempre efetuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca MULTIBANCO ou de outra marca internacional (Visa, MasterCard ou American Express, por exemplo).

– O cliente pode continuar a fazer o pagamento através do “verde, código, verde” a que está habituado, não havendo qualquer implicação no seu pagamento.

– A opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca MULTIBANCO ou outra marca internacional. A seleção referida não tem implicações para o cliente.

– Caso o cartão ou terminal de pagamento só aceite uma marca, não é conferida ao cliente a opção de selecionar a marca através da qual pretende fazer o seu pagamento.

– A alteração imposta pelo referido regulamento visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento.

– Os comerciantes e consumidores que tenham qualquer dúvida relacionada com este tema deverão contactar o seu banco ou instituição de pagamento.

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