Pplware

Multibanco: Atenção sempre à máquina onde levanta dinheiro…

Sabia que ao tentar levantar dinheiro numa máquina Multibanco pode estar a ser alvo de um esquema? Sim, mas calma!  Os burlões têm os mais diversos esquemas para conseguir obter “dinheiro fácil”. Um dos esquemas que continua a ser muito popular em Portugal é a clonagem de cartões usando para isso skimmers.


Multibanco: Atenção aos dispositivo capaz de ler as bandas magnéticas (skimmers)

A técnica é aparentemente simples e eficaz! Na ranhura onde se colocam os cartões de crédito e débito, os burlões colocam um dispositivo capaz de ler as bandas magnéticas (skimmers) e que tem também incluída uma minicâmara para registar o código PIN introduzido.

Toda a operação, por parte dos burlões, é controlada à distância, uma vez que o dispositivo comunica normalmente por Bluetooth ou Wi-Fi. Há também dispositivos que funcionam em standalone.

No TikTok tem vindo a ser amplamente partilhado um vídeo que mostra a utilização de um skimmer num terminal de pagamento de um posto de combustível. Este tipo de equipamentos é também usado em Multibancos.

Como medida preventiva deve-se colocar a mão por cima quando se marca o código, pois só com o clone da banda magnética não conseguem efetuar nada.

No caso de detetar um skimmer no Multibanco, contacte de imediato as entidades Policiais. Poderá também informar de imediato a SIBS. De acordo com a lei do CiberCrime, Artigo 3.º– Quem, com intenção de provocar engano nas relações jurídicas, contrafizer cartão de pagamento ou qualquer outro dispositivo, corpóreo ou incorpóreo, que permita o acesso a sistema ou meio de pagamento, nomeadamente introduzindo, modificando, apagando, suprimindo ou interferindo, por qualquer outro modo, num tratamento informático de dados registados, incorporados, ou respeitantes a estes cartões ou dispositivos, é punido com pena de prisão de 3 a 12 anos.

Exit mobile version