Pplware

Mozilla Marketplace já em 2010?

Os programadores que desenvolvem add-ons para o browser Firefox e para outras ferramentas Mozilla, podem solicitar à Mozilla a inclusão do seu software no site AMO (addons.mozilla.org) onde qualquer utilizador pode descarregar esse mesmo software gratuitamente. A única opção que permite algum retorno financeiro é quando os utilizadores fazem um donativo na página daquele add-on.

Na verdade quem desenvolve este software nem calcula os trocos que eventualmente lhe possam chegar, isso não é nada comparado com o tempo e com o empenho depositado no desenvolvimento dos add-ons.

Não é de modo algum incentivador e com o tempo e desânimo leva a que muitos add-ons possam desaparecer.


Esta situação, segundo este artigo do The Register, pode mudar. No próximo ano a Mozilla está a considerar uma marketplace (loja de aplicações) para os seus add-ons, isto permitirá que os programadores possam ser remunerados pelo seu trabalho, quando este for descarregado e utilizado pelo utilizadores.

Esta medida visa incentivar os programadores a desenvolverem mais e melhores aplicações.


Estas novidades foram avançadas pelo gestor de add-ons da Mozilla, Justin Scott, que ainda não levantou muito o véu à questão. No entanto deixou claro que embora não saiba ainda como irá funcionar a parte comercial da loja, o recurso a tecnologias DRM está fora de questão.

Na minha opinião este será o caminho a seguir, o facto de contribuírem para uma comunidade e não terem retorno financeiro, provoca diversos problemas de sustentabilidade de qualquer projecto e o Open Source não pode viver de donativos ou patrocínios. Quantos não usam estas tecnologias gratuitas para o desempenho das suas actividades obtendo com isso retornos financeiros?

Exit mobile version