Pplware

Mozilla começa testes para um tablet com FirefoxOS

Os sistemas operativos móveis têm estado, desde há algum tempo, no centro de uma disputa entre marcas. Este novo mercado está em ebulição e todos tentam apresentar a melhor proposta, que se adapte aos maior número de dispositivos.

A Mozilla, o mais recente concorrente a chegar a esta disputa, tem feito um trabalho excelente ao preparar um sistema operativo que assenta numa ideologia diferente. Pretendem agora alargar o seu espectro de utilização ao trazer o Firefox OS para os tablets.

O Firefox OS é uma versão de um sistema operativo para dispositivos móveis da Mozilla e assenta principalmente em aplicações desenvolvidas em HTML5 e outras tecnologias web de última geração.

Criado para equipar principalmente equipamentos de gama mais baixa, pretende ser uma alternativa nos mercados emergentes, onde as grandes marcas não conseguiram ainda penetrar e quer por isso ocupar este espaço vago nestes mercados.

A mais recente zona de testes do Firefox OS são os tablets. Segundo informação apresentada por Asa Dotzler, da equipa da Mozilla, o primeiro tablet a correr este novo sistema operativo foi entregue e está em testes.

Este tablet, também ele com especificações de gama baixa, foi desenvolvido em parceria com a Foxconn e tem características que não se revelam revolucionárias.

Este não será um tablet topo de gama, mas será capaz de dar aos seus utilizadores a experiência que o Firefox OS tem mostrado em dispositivos com capacidades menos elevadas.

O Firefox OS foi desenhado para funcionar nestes dispositivos menos capacitados, fornecendo uma utilização sólida e livre de lags ou outros atrasos. É este o seu mercado e o foco que pretende ter.

As especificações mostram um equipamento que não tem componentes de topo, mas é este o propósito da Mozilla.

Especificações

  • Marca/Modelo: InFocus New tab F1, Wi-Fi
  • Processador: A31 (ARM Cortex A7) Quad-Core 1.0GHz com GPU PowerVR SGX544MP2
  • Memória: 2GB DDR3
  • Disco: 16GB Flash
  • Ecrã: 10.1 IPS com capacidade multi-toque @ 1280×800
  • Câmara: Duas câmeras, 2MP/5MP
  • Rede Wireless: 802.11b/g/n
  • Portas: Micro SD, Micro USB, Áudio
  • Outros: GPS, Bluetooth, Gyroscope
  • Bateria: 7000mAh

O facto de este primeiro tablet ser de gama baixa não é uma indicação de que o Firefox OS irá apenas correr nestes equipamentos, mas garante que o propósito deste SO é cumprido.

As suas dimensões mostram um tablet de 10 polegadas, que não será um concorrente directo do iPad, mas sim um dispositivo de entrada de gama, em que o funcionamento do Firefox OS será com certeza uma mais valia.

Depois de ter surgido já em vários países e em várias operadoras, curiosamente apenas em mercados emergentes, o Firefox OS aventura-se agora numa nova gama de equipamentos, também eles apetecíveis e com grande interesse para os mercados.

Os tablets com Firefox OS vão complementar a oferta que existe já, com os smartphones de gama baixa, e alargar ainda mais as potencialidades deste novo sistema operativo.


Homepage: Firefox OS

Exit mobile version