Os sistemas operativos móveis têm estado, desde há algum tempo, no centro de uma disputa entre marcas. Este novo mercado está em ebulição e todos tentam apresentar a melhor proposta, que se adapte aos maior número de dispositivos.
A Mozilla, o mais recente concorrente a chegar a esta disputa, tem feito um trabalho excelente ao preparar um sistema operativo que assenta numa ideologia diferente. Pretendem agora alargar o seu espectro de utilização ao trazer o Firefox OS para os tablets.
O Firefox OS é uma versão de um sistema operativo para dispositivos móveis da Mozilla e assenta principalmente em aplicações desenvolvidas em HTML5 e outras tecnologias web de última geração.
Criado para equipar principalmente equipamentos de gama mais baixa, pretende ser uma alternativa nos mercados emergentes, onde as grandes marcas não conseguiram ainda penetrar e quer por isso ocupar este espaço vago nestes mercados.
A mais recente zona de testes do Firefox OS são os tablets. Segundo informação apresentada por Asa Dotzler, da equipa da Mozilla, o primeiro tablet a correr este novo sistema operativo foi entregue e está em testes.
Este tablet, também ele com especificações de gama baixa, foi desenvolvido em parceria com a Foxconn e tem características que não se revelam revolucionárias.
Este não será um tablet topo de gama, mas será capaz de dar aos seus utilizadores a experiência que o Firefox OS tem mostrado em dispositivos com capacidades menos elevadas.
O Firefox OS foi desenhado para funcionar nestes dispositivos menos capacitados, fornecendo uma utilização sólida e livre de lags ou outros atrasos. É este o seu mercado e o foco que pretende ter.
As especificações mostram um equipamento que não tem componentes de topo, mas é este o propósito da Mozilla.
Especificações
- Marca/Modelo: InFocus New tab F1, Wi-Fi
- Processador: A31 (ARM Cortex A7) Quad-Core 1.0GHz com GPU PowerVR SGX544MP2
- Memória: 2GB DDR3
- Disco: 16GB Flash
- Ecrã: 10.1 IPS com capacidade multi-toque @ 1280×800
- Câmara: Duas câmeras, 2MP/5MP
- Rede Wireless: 802.11b/g/n
- Portas: Micro SD, Micro USB, Áudio
- Outros: GPS, Bluetooth, Gyroscope
- Bateria: 7000mAh
O facto de este primeiro tablet ser de gama baixa não é uma indicação de que o Firefox OS irá apenas correr nestes equipamentos, mas garante que o propósito deste SO é cumprido.
As suas dimensões mostram um tablet de 10 polegadas, que não será um concorrente directo do iPad, mas sim um dispositivo de entrada de gama, em que o funcionamento do Firefox OS será com certeza uma mais valia.
Depois de ter surgido já em vários países e em várias operadoras, curiosamente apenas em mercados emergentes, o Firefox OS aventura-se agora numa nova gama de equipamentos, também eles apetecíveis e com grande interesse para os mercados.
Os tablets com Firefox OS vão complementar a oferta que existe já, com os smartphones de gama baixa, e alargar ainda mais as potencialidades deste novo sistema operativo.