Pplware

Mozilla apresenta interface do Firefox para Tablets

Os browsers são das aplicações que nos últimos anos têm registado mais evoluções tecnológicas e experimentado novos horizontes. Hoje em dia tudo se resume a gostos pessoais, já que no campo do desktop a qualidade existe em qualquer uma das ofertas. Contudo a guerra de browsers no mercado móvel está ainda a começar e a Mozilla prepara-se para entrar no mercado de tablets.

A Mozilla apresentou as primeiras imagens do que será a sua versão do Firefox com tablets Android. A fundação responsável pelo browser da raposa, descreve a sua nova encarnação como uma evolução da versão mobile disponível anteriormente em smartphones Android, com a adição de melhorias que tiram vantagem das maiores dimensões do ecrã de um tablet.

Pelo que se pode analisar das imagens disponibilizadas pela equipa responsável por esta nova iteração do Firefox, existe mais espaço para novos elementos na interface, como por exemplo a adição de uma coluna com miniaturas dos sites abertos (quando o tablet é disposto na horizontal). Quando o tablet é disposto na vertical esta nova versão disponibiliza os separadores num único ícone da barra de ferramentas, de modo a aumentar a área visível da página carregada pelo browser.

Além de explorar novos métodos talhados para os tablets, esta nova versão traz alguns elementos da versão desktop, nomeadamente elementos do tema predefinido (Strata), tais como o botão de actualizar que se encontra integrado na barra de endereços bem como o botão de voltar atrás de dimensão maior que o de passar à frente.

Uma das grandes funcionalidades do Firefox, que se revela de imensa utilidade no nosso computador pessoal e disponível nesta versão, é a Awesomebar. Esta funcionalidade permite que procure através da introdução de palavras chave na barra de endereços, por ocorrências de sites que tiver nos separadores, em Marcadores (Favoritos), em Histórico de navegação e a sua actividade no seu pc sincronizada pelo Firefox Sync.

A Mozilla pretende apostar num mercado em larga expansão que marca actualmente a tecnologia móvel. Contudo, esta versão estará apenas disponível em tablets Android 3.0 ou superiores, que são actualmente um nicho de mercado largamente dominado pelo iPad o que limita em grande medida a sua utilização mais abrangente.

A acrescentar a esse aspecto esta versão do Firefox terá que oferecer funcionalidades que cativem a sua adopção já que o browser que vem nativamente com o Android 3 é dotado de uma boa velocidade e simplicidade. É ainda de levar em consideração a competição que actualmente existe em outras ofertas como o Skyfire, Dolphin e Opera.

Embora não tenham sido referidos mais detalhes, será de prever que a nova versão do browser da Mozilla tentará capitalizar a sua tecnologia de extensões (o seu ponto forte na sua encarnação de desktop) e trazer todas as suas vantagens para um dispositivo próprio como é a categoria tablet.

Não existe uma data anunciada do Firefox para tablet, para já tudo nos leva a crer que as imagens não são mais que conceitos (mockups) da interface da nova versão. No entanto, as notícias que levam a crer que a Google trará mais cedo ou mais tarde o Chrome para o Android, poderão pressionar a Mozilla a ser célere em lançar esta nova versão.

Exit mobile version