Pplware

Monkeypox: EUA declaram emergência sanitária nacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em julho, o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

Agora os EUA declararam emergência sanitária nacional pelo surto da varíola do macaco depois de se terem registado milhares de contágios, mas, felizmente, sem mortes.


Monkeypox: detetados mais de 23.357 casos em 83 países

No início desta semana, a Casa Branca anunciou a criação de um grupo de trabalho, perante a propagação da varíola dos macacos (Monkeypox), depois de ser criticada por lentidão na resposta, em particular na compra de vacinas e tratamentos.

Na semana passada, as autoridades sanitárias anunciaram que mais de um milhão de vacinas seriam colocadas à disposição dos Estados nos próximos dias, das quais já foram distribuídas 600 mil, detalhou Becerra, secretário de Saúde dos EUA.

Os EUA registam mais de 6.500 contágios, depois de 4.600 na semana passada. A Organização Mundial de Saúde decretou há duas semanas uma emergência sanitária internacional pelo surto, depois de terem sido detetados mais de 16 mil casos, em 75 Estados, e algumas mortes.

De 1 de janeiro a 2 de agosto de 2022, foram reportados à Organização Mundial da Saúde (OMS) 23.357 casos confirmados e 112 casos prováveis de infeção humana por vírus Monkeypox em 83 países.

Os sintomas assemelham-se, de forma menos severa, aos observados no passado em indivíduos com varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, durante os primeiros cinco dias. Em seguida, erupções cutâneas, lesões, pústulas e finalmente crostas.

Não há tratamento para a varíola, que geralmente cura espontaneamente e cujos sintomas duram de 14 a 21 dias.

Exit mobile version