Para quem desconhece, o MobileMe é um gestor de serviços da Apple semelhante ao GMail, onde temos uma conta de e-mail própria, sincronização de serviços com agendas, calendários e fotografias. Além destes serviços mais genéricos, o MobileMe disponibiliza um serviço muito em voga: o iDrive. Este serviço é um disco virtual, com suporte na “Cloud” e permite gerir ficheiros, backups, entre muitas outras funções.
Por falar nas outras funções, falta referir uma pérola: Find my iPhone, iPad e iPod Touch. Um serviço que localiza estes dispositivos no mundo e permite acções importantes sobre os mesmo.
MobileMe
Este serviço foi lançado no ano 2000 com o nome de iTools, originalmente desenhado para o MacOs9 e em 2002 re-lançado com o nome de .Mac, totalmente re-desenhado para se integrar com o MacOsX. Em 2008 deu mais um passo e adquiriu o nome de MobileMe, alargando o seu serviço para as mais variadas plataformas, como Mac’s, PC’s, iPad, iPod Touch e iPhone.
Recentemente, a Apple renovou o serviço com um novo “look” e integração da tecnologia HTML5, onde todos os seus serviços foram melhorados quer em termos de velocidade e tecnologia usada, como numa melhor interacção entra as plataformas. Este serviço premium permite, através do browser, gerir todos estes serviços remotos com a mesma experiência conseguida com as restantes aplicações (ex. iDrive, AppleMail, Calendar, iWork, Agenda, etc.) que interagem com o browser.
Outras das novidades, apontadas ainda por alguns rumores, é de que este serviço poderá tornar-se gratuito, numa clara oferta concorrencial, ao já crescido e gratuito GMail, da Google. Um factor que reforça este rumor, estará o serviço recentemente criado, o iAds e o outro anunciado pelo MacRumors, onde se ficou a saber que a Apple investiu Mil Milhões de dólares na construção de novos e gigantes servidores na Carolina do Norte (EUA), cinco vezes maior que o actual, para possívelmente alargar este serviço para as massas, como demonstra o vídeo que se segue:
Este serviço é considerado por muitos um dos mais completos. Sendo este um “Serviço Premium” da Apple, muito usado por profissionais, tem uma anuidade de 99 dólares (Europa 79 Euros), não apresentando qualquer tipo de publicidade integrada e onde todas as suas funções são extremamente bem desenhados e simplificadas, graças à integração que tem com os sistemas.
Os que possuem este serviço podem já usufruir do renovado MobileMe Mail, que se encontrava em fase beta e disponível apenas a um grupo restrito de programadores. Quanto aos que ainda não puderam usufruir deste serviço da Apple por questões económicas e dada a existencia de boas alternativas gratuitas, é aguardar para que os rumores se confirmem, já que este é um forte concorrente à soberania do Gmail. Muito provavelmente, se sempre se apresentar gratuito, será motivo para uma forte migração de utilizadores do Gmail para o MobileMe Mail.