A compra da Nokia pela Microsoft entregou a esta última o controlo total sobre a linha Lumia e todos os desenvolvimentos que viessem a ser feitos.
Estes equipamentos são a base do Windows Phone, mas a Nokia conseguiu lançar uma alternativa a este SO, apostando no Android, e apresentando o Nokia X.
Mas agora pode vir a surgir uma alternativa a estes equipamentos, na forma de mais um Lumia, o 330.
O Nokia X pretendia ser um smartphone de entrada de gama, desenhado e criado para combater todos os dispositivos Android de baixo preço que populam o mercado.
Fio uma experiência que não correu da forma prevista e com o sucesso esperado, e que depressa foi retirado do mercado, quando a Microsoft assumiu o controlo da Nokia.
Mas a Microsoft nunca deixou de procurar uma alternativa a este equipamento, preparando-se para ter um smarphone de entrada de gama na linha Lumia.
E esse equipamento pode estar terminado e pronto para ser lançado. Segundo informações publicadas no site cnBeta, o Lumia 330, cujo nome terá de ser confirmado e que também é conhecido como RM-1069, poderá estar já em processos de certificação por várias entidades reguladoras em diversos países.
Este novo Lumia tem características técnicas de um equipamento de entrada de gama, com um ecrã de 4 polegadas WVGA, com resolução de 800 por 400 pixeis, e medidas reduzidas – 118,1 mm de comprimento por 64,7 mm de largura.
Não existe mais informações sobre as restates características técnicas do RM-1069, mas tem-se especulado que deverá chegar ao mercado a um preço entre 15% e 20% mais baixo que o mais barato dos Lumia actualmente à venda.
Este não deverá ser o único Lumia de entrada de gama existente, esperando-se novos modelos a breve prazo, alargando ainda mais a oferta da Microsoft neste campo.
O que a empresa espera com este novo modelo é abraçar uma fatia de mercado onde são vendidos muitos milhares de equipamentos, com modelos de especificações mais modestas, onde a Microsoft ainda não tem uma oferta.