Pplware

Microsoft vai abandonar as suas marcas Nokia e Windows Phone

A compra da Nokia pela Microsoft demonstrou o interesse da gigante de Redmond em ter a sua marca própria de smatphones, para dar sustentabilidade ao seu sistema operativo móvel.

Mas a Nokia é uma marca com uma força muito grande e a Microsoft tem tentado integrá-la na sua estrutura, fazendo sobressair mais as suas em detrimento desta.

O golpe final pode estar para breve, ao surgir agora informação que a Microsoft pretende abandonar as marcas Nokia e Windows Phone e impor apenas a sua marca Windows.

As informações desta mudança surgiram do site GeeksOnGadgets que teve acesso a vários documentos internos da Microsoft, onde são detalhado os planos para a troca das marcas Nokia e Windows Phone por Microsoft e Windows.

Esta é supostamente uma informação fidedigna e ao mesmo tempo lógica. Na verdade este processo pode ser já de forma muito subtil visto e será continuado até que as mudança de marca se efectuem.

A informação que tiveram acesso revela que os novos Lumia 730 e 830 vão ser os últimos dispositivos a terem presente a marca Nokia, sendo de seguida e para futuros modelos, substituída apenas por Microsoft e mantendo a nomenclatura Lumia.

Esta é uma mudança que muitos podem considerar lógica e até compreensível. O interesse da Microsoft na compra da Nokia foi mais centrada na tecnologia e na linha de produtos do que propriamente na marca.

Este processo de mudança já foi iniciado e pode ser visto com o redireccionamento que alguns sites regionais da Nokia já fazem para o da Microsoft.

Mas algo que não seria esperado para tão breve seria a mudança de Windows Phone para apenas Windows. É sabido da vontade da Microsoft de convergir para um sistemas operativo único, mas este processo vai ser iniciado no Windows 9 e demorará algum tempo, e algumas versões, a estar concluído.

A verdade é que também esta marca está a ser gradualmente substituída pela Microsoft e cada vez menos aparece nos produtos de marketing da Microsoft, sendo sempre apenas referido como Windows e não Windows Phone.

Este processo de mudança será gradual e levará ainda algum tempo, mas mostra já que a Microsoft está a apostar forte no potenciar da sua maior aquisição dos últimos anos.

A mudança de logótipos e de nomes nos novos dispositivos e no marketing vão fazer da gama Lumia produtos 100% Microsoft e equipados com o Windows, independentemente de ser Phone ou não.

Esta é uma mudança radical que a Microsoft tem de fazer, para tornar estes dispositivos móveis seus e associado à sua marca, perdendo assim toda a referência à Nokia e ao passado.

Está a Microsoft a tomar a decisão certa ao abandonar estas marcas tão icónicas?

Exit mobile version