Pplware

Microsoft tem a próxima versão do Office já em desenvolvimento

O iminente lançamento da nova versão do Windows tem nos últimos tempos tem sido o foco principal de tudo o que esteja relacionado com a Microsoft.

Mas como seria de esperar a Microsoft continuou o seu trabalho e tem estado a desenvolver as suas restantes aplicações e outras novidades.

A mais recente que se espere que chegue é a nova versão do Office. Ainda apenas conhecida como Office 16, vai trazer algumas novidades e trazer de volta algumas funções já conhecidas.

Segundo o site The Verge, a Microsoft está já com um trabalho realizado nesta versão que a coloca em ponto de ser disponibilizada para os consumidores, ainda numa fase de teste, como se tornou normal na Microsoft.

Internamente na Microsoft circulam já versões “Office Technical Preview” da nova versão do Office, o que demonstra que está praticamente madura para seguir para os testes mais reais, nas mãos de todos os que o quiserem fazer.

As novidades do Office 16, e pelo que se consegue verificar não são muito grandes. Claro que é apenas uma avaliação baseada no que está visível e de certeza que existiu optimização profunda do código e das diferentes componentes.

A que chama mais à vista, e que foi uma das mais pedidas pelos utilizadores é a criação de um tema escuro, o que permite usar o Office em situações de menor luminosidade.

Na verdade este novo tema é apenas o regressar de um que existiu no Office 2010 e que não fez a transposição para o Office 2013.

Uma segunda novidade que pode ser vista neste “Office Technical Preview” é o regresso do famoso Clippy, mas em moldes completamente diferentes.

O Clippy perdeu a sua componente estética e que tanto era adorado/odiado e passou a ser apenas uma simples caixa de pesquisa.

O “Tell Me”, nome por que é conhecido nas versões Web do Office vem agora para o Office 16 para ajudar os utilizadores a aceder a novas funcionalidades e para explicar como as usar.

É uma pesquisa normal onde os utilizadores vão poder colocar questões e onde vão ter acesso a respostas rápidas e objectivas.

Existem outras novidades mais discretas como a possibilidade de o Office orientar automaticamente as imagens inseridas, usando para isso a informação de metadata da câmara usada.

No Outlook passará a ser possível a sincronização de mensagens em períodos menores (1, 3, 7 ou 14 dias), em contraste com o período mínimo de 30 dias da versão actual, permitindo assim que se ganhe espaço.

Para já estas são as novidades que se sabem estar a chegar ao Office, ainda sem data de lançamento, mas de certeza incorporadas nas actualizações frequentes do Office 365.

Galeria Office 2016

Exit mobile version