Pplware

Microsoft poderá anunciar hoje o Office 2013

A Microsoft deve anunciar hoje a próxima versão do Office tendo em conta que tem já preparado o Office Next Blog onde detalha de forma oficial as novidades desta versão.

Internamente, o projeto tem sido conhecido como Office 15 mas a Microsoft não está a planear interromper as suas nomenclaturas padronizadas e lançará ainda hoje o “Office 2013”. Esta será uma versão Windows 8-friendly do Office Suite.

A interface do utilizador e as novas funcionalidades touchscreen

Já sabemos que a Microsoft está a preparar uma versão do Office para ARM (com duas versões, a tradicional e a Metro) mas não conhecemos até ao momento se a versão desenhada para a arquitectura x86 irá ter o mesmo aspecto ou se terá as mesmas funções e que aplicações Web irá incorporar (alguns exemplos aqui).

Já tínhamos ouvido que a conferência de imprensa surpresa da MS ia ser sobre o Office 2013 e os banners vistos – reportados pelo site ithome – em São Francisco, local do anúncio de hoje, parecem confirmar essa informação.

O que sabemos das novidades?

Enquanto que, com toda a certeza, a Microsoft nunca quis desistir do seu conjunto de funcionalidades mais complexas e aprimoradas, sempre falhou em tornar mais simples o seu produto, quanto a esse aspecto. Não foi apresentada sequer uma introdução à interface “Ribbon”, aquando do seu lançamento no Office 2007, onde poderia ter indicado novidades e destacado funcionalidades. Tudo surgiu de uma vez, obrigando o utilizador a um esforço adicional para se adaptar.

Espera-se que o Office 2013 seja mais direccionado à simplicidade de utilização e que encaixe com as boas novidades da interface Windows 8 Metro, deixando mais de lado o “Ribbon”.

A Microsoft espera também falar sobre as novas capacidades/funcionalidades “de toque” que irão permitir uma melhor interacção com Office e às quais os utilizadores já estão habituados.

Estas são algumas das novidades que podem ser confirmadas mas, hoje, esperamos mais, até porque PJ Hough – Microsoft’s Corporate VP of Program Management for Office – disse “this is the «most transformational release» of Office”.

Exit mobile version