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Microsoft pede desculpa pelos problemas do Outlook.com

Sempre que um serviço de sucesso, como o Outlook.com, tem problemas os seus utilizadores ficam impedidos de o usar e mostram o seu desagrado.

Foi precisamente isto que aconteceu durante a semana passada. O Outlook.com apresentou problemas e muito utilizadores ficaram impossibilitados de usar e aceder ao serviço de email da Microsoft.

Agora finalmente o problema está resolvido e a Microsoft veio pedir desculpas aos seus utilizadores e explicar a causa do problema que aconteceu.

Este problema com o Outlook.com teve início no dia 14 e estendeu-se por três dias, até ficar resolvido neste Sábado.

A meio deste processo a Microsoft veio a público dar o problema como resolvido, mas afinal este estava ainda a afectar um grupo mais restrito de utilizadores.

No seu pedido de desculpa, a Microsoft explicou também a causa do problema que afectou o seu serviço de email.

We want to apologize to our customers who were affected by the outage on Outlook.com this week.

We have restored access to all accounts and have made changes so that the service will be more resilient in the future.

We realize that we have a responsibility to the customers who use our services to communicate and share with the people they care most about, and we apologize for letting those customers down this week.

Mas a Microsoft aproveitou para aprender e reforçar o seu serviço, de forma a evitar situações idênticas no futuro.

A causa do problema, segundo a Microsoft, deveu-se a um serviço de cache que comunica com os dispositivos móveis que usam o Exchange ActiveSync. Era apresentada uma mensagem de erro que levava a que estes dispositivos tentassem insistentemente a ligação ao email.

Com um número de tentativas de ligação a crescer de forma exponencial, o tráfego gerado acabou por afectar todo o serviço.

This incident was a result of a failure in a caching service that interfaces with devices using Exchange ActiveSync, including most smart phones. The failure caused these devices to receive an error and continuously try to connect to our service.

This resulted in a flood of traffic that our services did not handle properly, with the effect that some customers were unable to access their Outlook.com email and unable to share their SkyDrive files via email.

A forma de resolver o problema passou por desabilitar o serviço Exchange ActiveSync e assim diminuir o número de pedidos e estabilizar o acesso via Web ao Outlook.com.

O prolongamento do problema, nos dispositivos móveis, acabou por ter como causa a lenta disponibilização do serviço, para evitar um novo pico de tráfego.

Com o seu serviço de email restaurado, a Microsoft tem novamente o seu Outlook.com a funcionar e todos podem novamente usar este serviço de email.


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