Pplware

Microsoft pede à HTC para pôr Windows Phone nos Androids

A Microsoft é uma das maiores empresas não só em termos de desenvolvimento de software como uma das maiores em termos de parceiros OEM.

Com a aquisição da área de serviços e dispositivos móveis da Nokia, crescem algumas dúvidas face ao futuro do segmento do Windows Phone, visto agora a Microsoft ter uma “marca própria” de hardware. Isto porque todo o trabalho a partir de agora terá uma forte componente em convencer os OEMs a continuar com o Windows Phone e ter como concorrente os Lumia, marca que a Microsoft irá ferozmente colocar no mercado para entrar directamente em concorrência com os dispositivos Android e iOS.

De acordo com um relatório a que a Bloomberg News teve acesso, a Microsoft, no mês passado, solicitou à HTC para instalar o Windows Phone como uma “outra opção” em aparelhos Android, e como incentivo poderia mesmo “reduzir ou eliminar” a taxa de licença.

Estas negociações estão ainda em estágios preliminares e os mecanismos e opções ainda não foram discutidos ma prática. O relatório que a Bloomberg News teve acesso não deixa claro se o smartphone poderia trazer os dois sistemas e se o utilizador poder escolher um deles como predefinido. Outra possibilidade seria a Microsoft propor simplesmente a conversão de um dispositivo Android existente, para executar o Windows Phone OS, semelhante à forma como a Nokia lançou o Lumia 800 com base no seu projeto N9.

Poderá um Smartphone HTC ter dois sistemas operativos à escolha?

Este comportamento mostra que a microsoft está a honrar o compromisso de lançar o seu sistema operativo em dispositivos de outros fabricantes, às portas de lançar o seu próprio dispositivo. Depois de anunciada a saída do CEO Steve Ballmer, este visitou a China na semana passada, num esforço para atrair novos parceiros de hardware.

Quanto à HTC, que registou pela primeira vez um prejuízo trimestral, diz não ter planos para futuros dispositivos com Windows Phone.

Esta será uma novela interessante a seguir nos próximos meses, pois a Microsoft não pode afastar os seus históricos parceiros, muitos do tempo do Windows CE, para seguir sozinha com o seu novo hardware. Contudo, os seus dispositivos serão sempre vistos como uma concorrência a qualquer um deles, o que não quer dizer que a Google não tenha o mesmo problema com o seu hardware Motorola. Vamos deixar o mercado falar….

Exit mobile version