Já está disponível para comercialização o primeiro computador Surface, um novo conceito desenvolvido pela Microsoft para fornecimento de informação e interacção com clientes de hotéis, restaurantes e casinos e que aposta num ecrã táctil de interface simplificado. O conceito estava a ser desenvolvido há cinco anos e foi ontem apresentado por Steve Ballmer na conferência D: All Things Digital, promovida pelo Wall Street Journal.
O Microsoft Surface representa mais uma incursão da gigante de software no desenvolvimento de design conceptual de equipamentos, como aconteceu com o Tablet PC e o Origami, suportados naturalmente nos seus sistemas operativos e aplicações. O conceito não é muito diferente dos múltiplos quiosques já comercializados por várias empresas, acrescentando o reconhecimento de objectos, mas o peso de marketing da Microsoft pode dar-lhe outra projecção.
Em substituição dos tradicionais teclado e rato, a interacção com o Surface é feita através do ecrã táctil de 30 polegadas colocado numa superfície horizontal, que pode ser utilizada com as mãos mas também reconhece objectos colocados sobre a superfície. O exemplo é para um restaurante, onde a colocação de um copo de vinho na mesa pode ser acompanhada com informação sobre o mesmo e até qual a melhor escolha de refeição para o acompanhar.
O desenvolvimento do Microsoft Surface resulta de uma colaboração entre a equipa de hardware e de pesquisa da empresa de Redmond, tendo sido criado um protótipo que evoluiu para o produto agora apresentado e que pretende mudar a forma como as pessoas compram, jantam e vivem, segundo a empresa.
Para a produção e distribuição global do Surface a IGT (International Game Technology), que vai colocar no mercado o novo sistema já no final deste ano.
Algumas empresas anunciaram já a sua intenção de usar o Surface, como a Harrah’s Entertainment que vai instalar o Microsoft Surface em Las Vegas no Caesars Palace e no Rio All-Suite Hotel & Casino. A T-Mobile USA vai usar o Surface nas suas lojas para exibir os produtos e planos de preços.