O Windows mobile 10 só será lançado em Setembro ou Outubro deste ano… e promete! No entanto as últimas noticias, referentes a avaliações de analistas, indicam que o Windows 10 não salvará o Windows Phone e que a Microsoft terá de adoptar o seu concorrente Android para se manter no topo do segmento mobile.
Por outro lado há já quem pense no Windows 11 mobile como um todo (dispositivo e sistema operativo). Será assim a nova versão do Windows mobile?
Viktor Hammarberg um designer sueco, criou o Microsoft Mico, um conceito daquilo que poderá ser o primeiro dispositivo a correr o Windows mobile. Este equipamento, com ecrã curvo, teria um “Every button” que funcionará como um botão Force Touch multi-funções (carregando uma vez voltamos à interface anterior, duplo clique regressamos à home, carregando 1 segundo o equipamento é bloqueado e carregando 5 segundos o equipamento desliga-se).
O equipamento deverá ter também um sistema de som HD e um conector USB-C. Como podemos ver pela imagem seguinte, o Microsoft Mico deverá ser bastante compacto e fino.
Ao nível do Windows 11 mobile, este deverá ser totalmente ajustado ao ecrã e deverá ter elementos 3D. Incluirá ainda um painel de controle e, por exemplo, para activar o player bastará fazer swipe a partir do topo.
Todas as informações sobre este “conceito” podem ser visualizadas na própria página do designer aqui. Jan Dawson, analista da Jackdaw Research referia recentemente que um sistema precisa de várias versões e ser bom para se tornar popular. Apesar da quota de mercado pequena, o Windows Phone, que brevemente se passará a chamar Windows Mobile, tem lutado para conseguir uma percentagem de adopção superior. Não tem sido fácil mas vamos ver se o Windows 10 mobile dá um bom empurrão.