Pplware

Microsoft lança versão para programadores do Internet Explorer

Cada vez mais as empresas que criam software tendem a disponibilizar versões de testes que os utilizadores podem usar, antevendo o que se prepara para chegar.

A precursora desta filosofia foi a Google, que cedo começou a disponibilizar versões de testes do Chrome, tendo sido seguida por várias outras. A mais recente empresa a chegar a este modo de desenvolvimento foi a Microsoft, com o anúncio do lançamento de uma versão Dev do Internet Explorer.

São por demais óbvias e bem conhecidas as vantagens deste tipo de ciclos de desenvolvimentos e por isso a Microsoft resolveu adaptar-se a ele e criar o canal de desenvolvimento do Internet Explorer.

Nele é pretendido que os utilizadores mais exigentes e todos os programadores possam ter acesso às futuras novidades que o browser da Microsoft vai ter num futuro próximo.

Esta nova versão do Internet Explorer será a montra onde a Microsoft dará a conhecer em primeira mão as novidades que quer que os programadores comecem a explorar e a fazer uso, para que estejam preparados quando forem apresentadas e lançadas.

Segundo a Microsoft este canal vai ser alimentado com uma frequência elevada e todos os que quiserem vão poder fazer uso dele, estando disponível para o Windows 7 com o IE 11 ou o Windows 8.1.

Poderá ser instalado e usado ao mesmo tempo que a versão 11 do IE, sendo versões completamente independentes e capazes de funcionar sem colidirem ou interferirem uma com a outra.

Esta primeira versão, que está já disponível e pronta a ser usada, traz algumas novidades, centrando-se mais na disponibilização de novas ferramentas para os programadores, principalmente a nível do despiste de problemas e do debug de páginas e de conteúdos Web.

Mas para além desse conjunto de ferramentas, a Microsoft colocou já na primeira versão Dev do Internet Explorer algumas novidades em termos de tecnologias.

Destaca-se as melhorias no WebGL, que está mais rápido e mais estável, tendo recebido novas funcionalidades e novas capacidades.

Mas uma das mais interessantes é a possibilidade de usarem o comando da Xbox 360 para jogarem alguns jogos disponíveis. Esta novidade é apenas possível graças à implementação da Gamepad API, que com o recurso ao JavaScript permite que possa ser adicionado suporte para este tipo de comandos de jogos.

Este foi um passo importante que a Microsoft deu com o seu browser. No IE fica assim disponível uma versão de antecâmara onde podemos ver e testar as novidades que estão na calha para as próximas versões.

Depois de todos os restantes browsers terem escolhido este caminho, foi agora a vez da Microsoft o abraçar e criar uma versão de testes e para maturação de funcionalidades, melhorando a sua criação graças ao feedback dos muitos utilizadores que escolhem estas versões como as de uso diário.


Sistemas Operativos: Windows 7 e Windows 8.1
Download: Internet Explorer Developer Channel Windows 7
Download: Internet Explorer Developer Channel Windows 8.1
Homepage: Internet Explorer Developer Channel

Exit mobile version