Pplware

Microsoft irá dar suporte SSH para sistemas Windows

A Microsoft anunciou hoje que irá contribuir para o projecto OpenSSH activando-o no serviço PowerShell e desta forma transformando-o num cliente SSH nativo.

Como sabemos, no sistema operativo da Microsoft é já uma tradição usar aplicações externas, como o PuTTY, para remotamente gerir estes protocolos Unix, a partir de clientes Windows, mas isso parece ter os dias contados.

Esta é a terceira vez que a Microsoft tenta suportar SSH na sua PowerShell, nas duas vezes mais recentes foram interrompidas devida a um choque de culturas entre a gestão e as equipas envolvidas, agora, segundo um post escrito por Angel Calvo, engenheiro da equipa responsável pela PowerShell, no blog MSDN, a empresa parece estar de acordo.

Ainda segundo Calvo, um dos pedidos mais frequentes que a equipa da PowerShell recebia era a incorporação do SSH no Windows, quer como cliente quer como servidor. Com a chegada desta nova funcionalidade, que combina a PowerShell e o SSH, existirá uma solução mais robusta e segura para automatizar e gerir, remotamente, os sistemas Linux e Windows.

Ainda não há, contudo, uma data definida para quando esta nova situação terá início ou para quando a PowerShell irá aceitar comandos SSH, mas o futuro parece brilhante para o Windows & SSH.

Mais detalhes podem ser consultados neste post no blog MSDN.com lançado hoje.

Exit mobile version